Homenagem a David Luiz e companhia

Sou portista, mas quando vejo um rival nosso ter comportamentos e atitudes dignas sou obrigado a fazer uma vénia.

Gostaria de aqui elogiar um jogador leal que está de saída da nossa Liga e que nas temporadas em que jogou nos relvados portugueses jamais recorreu à violência, representando o seu clube de modo exemplar e com correcção.

Quem viu o ex-central do Benfica, David Luiz jogar viu um atleta que respeitou sempre a integridade física de seus adversários, gostaria parabenizá-lo pela ficha limpa com que sai de Portugal, no seu currículo leva um invejável mas justo ZERO no capítulo dos cartões vermelhos durante os 4 anos e meio de estadia no nosso país. Boa sorte David Luiz, o futebol português sentirá falta do teu grande profissionalismo e fair-play.

Não há ninguém que possa dizer que viu este atleta agredir um adversário ou cometer grandes penalidades escandalosas…




Mas desenganem-se os que pensam que o Campeonato Português fica órfão de atletas exemplares, que lá porque Luisão foi expulso uma vez contra o Futebol Clube do Porto por agressão a um adversário, não significa que ele seja um jogador violento. Aliás, se formos ao seu registo podemos constatar que, excluindo este jogo dos 5-0 no Dragão, este jogador não tem mais expulsões nas competições portuguesas durante oito épocas de águia ao peito. Descontrolou-se uma vez e teve de ser expulso, mas de resto é sempre certinho e correcto na abordagem aos lances.  

Duvido que algum adepto do futebol tenha na memória algum lance em que Luisão tenha sido agressivo.



Aproveito este momento para também congratular Maxi Pereira por também ter o seu currículo desportivo limpo desde que está em Portugal e no que diz respeito aos cartões vermelhos. Um jogador que não comete grandes penalidades nem agride os oponentes não mereceria um cadastro menos límpido.  
 
Será que alguém viu o lateral uruguaio agredir adversários ou cometer grandes penalidades?




Quem também rege-se por uma conduta modelar é o trinco, Javi García. Na disputa de lances divididos este jogador demonstra uma grande capacidade de recuperar a bola sem nunca colocar em causa a integridade física do seu adversário. Prova disso, é a ficha limpa no que diz respeito a expulsões desde que chegou à 2ª circular.
 
Lembram-se de alguma agressão ou conduta violenta deste atleta?



Óscar Cardozo, à quatro anos no nosso país, também teve um azar e lá foi expulso uma vez após a sua chegada ao Benfica em 2007, provavelmente de forma injusta. Mas nada de grave, em tantos jogos realizados pelo seu clube uma expulsão não me parece significativa.

Será que alguém no seu perfeito juízo acha que Cardozo é um jogador agressivo?




Obviamente que a correcção verificada pela postura destes jogadores é facilitada pelas atitudes correctas de seu líder. Jorge Jesus, um treinador que acata com grande tranquilidade as decisões de arbitragem, nunca utilizando linguagem agressiva e brejeira, um Homem que respeita o seu espaço técnico e que jamais esbracejaria que nem um louco pelo relvado fora. Um Senhor, na verdadeira acepção da palavra, que não cria guerras com treinadores adversários nem tem por hábito adoptar uma atitude agressiva com jogadores adversários tanto no intervalo como no fim dos jogos, tanto nos túneis como em pleno círculo central.  

Expulsá-lo seria um tremendo desastre…

Não temos outra alternativa senão elogiar e valorizar a atitude destes indivíduos, têm promovido de forma digna o futebol neste país! Um bem-haja.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

6 comentários

  1. Lindo! Adoro a dignidade deste B5nf7ca! Mais leais e verdadeiros não podiam ser!

    Cumprimentos!

    ResponderExcluir
  2. Para completar o ramalhete falta o culasso quando diz que é tempo de abraçar os portistas.

    ResponderExcluir
  3. Apenas discordo com um: Javi Garcia.
    Já o vi ter comportamentos bastantes agressivos. De resto, perfeito, excelente atitude desportista!

    ResponderExcluir
  4. Estás a gozar ou não atingiste mesmo a ironia do comentário? É que era preciso ser muito burro, mas no meio de certas massas adeptas, já não digo nada..

    Estes são, discutivelmente, os 4 maiores caceteiros, do futebol português. E o Cardozo é outro que fica a dever sempre à casa uns 3 ou 4 vermelhos directos por época.

    Falta aí é uma referência ao Carlos Martins, essa espécie invulgar de cão raivoso

    ResponderExcluir
  5. Epá o Bellushi apesar de não ser do Benfica devia estar aqui ...coitado ele nem agredindo o àrbitro consegue ser expulso é muito chato!

    ResponderExcluir
  6. O Duarte Gomes da forma como se dirigiu ao Bellushi merecia era algo mais...mas como diziam os comentadores da Antena 1 "O Jogador é expulso, mas o árbitro pode fazer o que quer que fica sempre dentro do campo". Saudações a quem está a 11 pontos do 1º

    ResponderExcluir