Análise: FC Porto 3x0 Peñarol



Num dia de Verão (finalmente!), foram mais de 40 mil os portistas que se deslocaram ao Estádio do Dragão para ver em casa, pela primeira vez, este novo FC Porto 2011/2012.

Na festa de Apresentação, destaque para o facto de 2 mil sócios com Dragon Seat terem sido escolhidos para estarem no relvado, aquando da apresentação dos jogadores. Um prémio pela assiduidade da época passada. Uma boa iniciativa!

Em relação ao jogo, hoje entrou em campo um 11 que, ao que tudo indica, será o escolhido (ou andará muito perto disso) para o primeiro jogo oficial da época, a Supertaça - contra o Vitória de Guimarães.

A confirmar-se, a principal surpresa seria a titularidade de Maicon, por troca com Otamendi. De resto, apenas um reforço entraria "no meio" dos que transitam da época passada: Kléber. Não é por acaso...

NOTAS COLECTIVAS

Tal como nos poucos jogos de pré-epoca que pude assistir, hoje voltamos a apresentar um bom entrosamento. É óbvio que ainda não conseguimos manter um ritmo alto (tanto ofensiva como defensivamente) durante os 90minutos, mas o objectivo nesta fase também não é esse.

O esquema e o estilo de jogo estão lá, e, tal como Vítor Pereira explicou no final do jogo, muda...mas pouco. As bases são as mesmas, e isso, por si só, ajuda muito.

O ano passado, por esta altura, ganhávamos 1-0 ao Ajax, com uma exibição muito pobre, e depois foi o que se viu. Portanto, o resultado de hoje não significa absolutamente nada. Até porque este Peñarol, já não é nem de perto nem de longe, aquele Peñarol fortíssimo de outras décadas. Sim, ok, eles foram finalistas da Libertadores..mas, acreditem, nem eles sabem muito bem como!



NOTAS INDIVIDUAIS

+ Kleber: não é pelo golo, até porque ele não marcou nenhum. No máximo, marcou meio golo..a outra metade pertence ao guarda-redes e ao defesa do Penãrol. Este "mais" é mesmo porque todos nós, portistas, temos um grande feeling neste gajo, certo? Grande técnica, bom poder de finalização (que ainda precisa de ser aprimorado, é certo), bom remate, excelente jogo posicional de costas para a baliza..isto tudo, com 20 anos. O Falcao que se cuide, porque este é reforço!

+ Fucile: ou muito me engano, ou esta época vamos voltar a ter "aquele" grande Fucile. Isto, claro, se não for transferido entretanto. Talve a ausência da Copa América lhe tenha feito bem ao ego. Parece-me que está novamente com a cabeça no lugar, e quando assim é, em campo o futebol deste Uruguaio encanta-nos a todos. Continua assim pah!

+ Souza: hoje esteve bem. Espero que este ano seja mais consistente. Está a ter agora uma oportunidade de ouro, com a lesão/birra do Fernando. É pegar ou largar...

+ Kelvin: um "velho conhecido" meu, um talento precoce. Apareceu bem no Paraná, e logo comecei a acompanhá-lo. Quando soube que vinha para o Porto, bingo! Vou ter pena se ele for emprestado, mas talvez seja isso o melhor para ele neste momento. Com Hulk, Varela, Iturbe, James, Djalma..será realmente muito difícil para ele jogar. Apesar de tudo, qualidade é o que não lhe falta. Só precisa de ter a cabeça no lugar, porque o resto virá por acréscimo...

- Ruben Micael e Walter: cada um a seu jeito, cada um com os seus problemas, mas infelizmente creio que serão dois jogadores que dificilmente terão sucesso no nosso clube. O primeiro, porque com muita pena o digo: acho que nunca mais vai atingir o nível que atingiu naquela fase em que se transferiu para o Dragão. Parece-me um jogador estagnado..e quando o plantel estiver completo, ficará com Moutinho, Guarín, Souza, Belluschi e Danilo para a posição dele...muito difícil...
O segundo, porque apesar de ter um bom pontapé, ir marcando uns golitos...aqueles kilos a mais não perdoam. Eu sei que a fisionomia dele é mesmo assim, eu sei. Mas já o vi mais magro. Vitor Pereira vai ter de fazer como fez o Libras-Boas: "ou emagreces, ou não jogas". E essa é a parte que me parece mais dificil...

Neste momento estamos todos naquela fase do "vamos ver no que é que isto vai dar".

Eu não fujo à regra, mas lá que o Vítor Pereira não se pode queixar do plantel...isso é certo!



 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

2 comentários

  1. Achei o jogo muito fraquinho, nomeadamente após o 1º golo. É verdade que ainda faltam alguns jogadores importantes, mas o nosso plantel tem qualidade que chegue para viver sem eles.

    O jogo foi muito perto do anterior, o que explica algum cansaço, mas não gostei nada da exibição do Hulk, a fazer lembrar os seus tempos mais egoístas... O Kleber esteve mais uma vez muito bem, e já a mostrar que é um jogador com um técnica apreciável.

    Concordo com a nota, o ano passado na apresentação estávamos a coçar a cabeça a pensar se isto ia dar nalguma coisa. Este ano estamos de facto bastante melhor.

    p.s. cuidado com o Sporting.

    ResponderExcluir
  2. A apresentação em si foi muito fraca. E foi de mau tom chamar exactamente os mesmos que estiveram em Marienfield e não se ter dito nomes como Álvaro, Guarin, Falcao, Cristian, James, Iturbe, Danilo e Alex Sandro.

    Quanto ao jogo não há muito mais a dizer senão que o Kléber é mesmo reforço e que o Castro, nesta fase da época, pode comer o lugar ao Souza facilmente.

    ResponderExcluir