Jogo morno como seria de esperar, mas interessante por ser contra um adversário do nosso campeonato, ainda que não do nosso nível.
Com Moutinho a capitão, e em grande nível, o Porto entrou forte, fortíssimo mesmo, literalmente esmagando o Rio Ave e foi com facilidade que chegou ao 1º golo, pelo inevitável Kléber, que antes já havia mandado uma bola ao poste, após boa jogada de Varela. É quase criminoso que este rapaz vá passar tanto tempo no banco, mas a realidade é que à sua frente está... Falcao.
O 2º golo chegaria pelo novo capitão, de canto directo, a aproveitar o forte vento que se fazia sentir. A partir daí o jogo acalmou, com o Porto sempre mais perto da baliza adversária mas sem criar grandes oportunidades.
Foi preciso uma total desatenção de Fernando, a fazer lembrar o fim da época passada, para que o Rio Ave chegasse ao golo, através de grande penalidade. Ao contrário de um senhor alemão que estava com dores de barriga, este percebeu que um jogo amigável tem o objectivo de ser um treino e não expulsou Bracalli, que diga-se, não fez uma única defesa.
A 2ª parte trouxe um jogo monótono, muito devido às muitas trocas por parte dos dois treinadores, ainda assim uma nota para o belo golo de Kléber após uma grande arrancada de Fucile, hoje a lateral-esquerdo.
Sem ninguém dar por isso, o Porto entrou em campo sem algumas das suas maiores estrelas, casos de Hulk, Falcao, A. Pereira, Helton e Guarin, que seriam apenas titulares em qualquer equipa deste campeonato e de muitas equipas do mundo. A somar a essas ausências, podemos ainda juntar a de Belluschi, a recuperar de uma lesão, e de James Rodriguez, que foi chamado aos sub-20.
Ainda assim, o nosso 11 foi muito superior ao do Rio Ave. Um luxo, um verdadeiro luxo.
Destaques pela positiva:
- Kléber: tem tudo para ser titular no futuro, e é claramente menos uma preocupação em caso de saída ou de lesão de Falcao. Mais 2 golos para a conta.
- Fucile: cheio de gás, tanto a atacar como a defender. Quando não lhe dá as paradinhas cerebrais, é dos melhores laterais que para aí andam. Duas assistências para golo.
- Moutinho: não sou um fã incondicional, mas a braçadeira fica-lhe bem. Bom golo.
- Castro: foi capitão na 2ª parte, e jogou muito bem. Não falha passes, bem a defender, bem a atacar. Vale mesmo a pena dar 13 milhões pelo Danilo?
- Christian: um puto com muito futebol nas botas. Ganhou várias vezes a linha, quase marcou e foi um perigo à solta. Bem melhor que um tal de... Djalma.
Destaques pela negativa:
- Fernando: se quer sair, que saia, senão convém começar a acordar para a vida.
- Souza: tendo em conta que o Castro voltou a ser capitão, não me espantava que fosse dispensado. Passes falhados, muito preso à bola e muito lento a decidir.
- Walter: falhou 2 ou 3 passes e sofreu 2 faltas não assinaladas. É terceira opção para o ataque e não fez absolutamente nada que fizesse alguém pensar de outra forma...
- Kelvin: tem técnica, mas está muito tenrinho. Tem potencial, fazendo lembrar o Carlos Alberto, e se não tiver sucesso ao menos não custou 13 milhões...
Quando vi esta foto, lembrei-me e pôs-me a procura no blog, do post quando o kleber chegou ao Porto porque na altura tinha gostado da analise que se tinha feito ao jogador e curiosamente este foi dos poucos blogs que assiduamente vejo que elogiou o kleber e pelos vistos foi aquele que mais acertou ! Como mencionado, é o um crime por este rapaz no banco, tem um faro de golo incrível, ao contrario de Walter que eu não percebo como é que não lhe começam a passar multas por cada kilo acima do permitido...
ResponderExcluirCastro é um motivo de orgulho para nós, é português e acredito mesmo neste jogador, acho que tem tudo para ser no futuro um médio de topo. Aquela garra representa o típico jogador à Porto que dá gosto ver. Quanto a Moutinho, é preciso conseguir ver o lado técnico da coisa para perceber o papel dele, acho que é dos jogadores mais importantes e influentes na nossa maneira de jogar. E graças às suas compensações do sobe e desce salvou o Fernando muitas vezes, esse sim, subscrevo o que foi dito... um desastre
ResponderExcluirPermite-me discordar contigo em dois pontos. Primeiro não penso que christian tenha estado melhor que djalma e segundo não se pode crucificar o fernando pois quem tem obrigação de fazer o jogo num pontapé de baliza é quem o bate e não pode passar a bola a alguém que está de costas para os adversários e que está (sem saber) com dois avançados à perna, a culpa do golo é dividida entre o bracali e o Fernando já que este podia ter atrasado a bola novamente ao GR.
ResponderExcluirAcho que o djalma este muito bem, é rápido, é experiente e tem excelente técnica e leitura de jogo embora simplesmente NÃO saiba rematar. O Christian é bom mas é tão bom como Kelvin, com esta idade não dá para ver e além de ser mais forte e mais técnicista penso que o Kelvin só perde para o Christian em velocidade e vi-o mais a ajudar na defesa que o Christian. Mas são dois pés esquerdos com um potencial fortíssimo!
Essa questão dos 13 milhões assombra toda a gente mas talvez mais tarde dê para perceber que o rapaz tem muito potencial. O FC PORTO NÂO CONTRATA PARA INGLÊS VER ! Como dizem as palavras do mística: RIGOR e COMPETÊNCIA.
Prevejo mais uma grande época. Saudações portistas
Concordo com o essencial. Pelo que vi ontem, já mostramos um entrosamento e um entendimento colectivo bastante agradável. Individualmente, de facto o Kleber é reforço.
ResponderExcluirQuanto aos outros, espero para ver.
Em relação aos 13 Milhões de que tanto falas..não creio que o Danilo tenha sido caro. Foi, isso sim, um jogador pelo qual o nosso clube pagou um valor ao qual nós não estamos acostumados. Como já alguém disse, e bem, é preferível dar 13M€ por um bom jogador do que 3 + 4 + 5 por 3 medíocres. E, sim, Danilo É um jogador de muita qualidade.
Abraço!
Haha, estou a ficar obcecado com os 23 milhões do Danilo Santos :D
ResponderExcluirMas acho que estamos com uma equipa, e banco já agora, absolutamente fantásticos! Vamos acreditar que o Vitor tem mãozinhas para tanta qualidade.
André nos destaques pela negativa faltou o Bracalli e aquele passe a queimar o colega no lance do penalty qd deveria ter chutado para a frente e o Sapunaru que é do uma inércia exasperante.
ResponderExcluirNão concordo com os destaques negativos ao Kelvin nem ao Souza tiveram bem melhor que os jogadores que referi acima.
Abraço
Ah esqueci me de outro: Djalma é péssimo não tem a minima qualidade para ser jogador do FCP.Jogar no Marítimo não é a mesma coisa que jogar no Porto
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO árbitro não foi como o alemão mas mesmo assim já vai em 2 jogos de pré-época em que ficam penaltys por assinalar a nosso favor. Um mau prenúncio.
ResponderExcluirQuanto a tudo o que se disse em relação ao jogo, nada tenho a acrescentar, apenas acho que o Souza não deva ser dispensado mas apenas utilizado na sua posição. Ele não é número 6 e claro que a jogar aí se prende mais.