A calma antes da tempestade

Apesar da saída de André Vidas Boas, vai um mar de paz no Dragão, mas com hipótese de chuva e tempestade.

Ao contrário dos seus adversários directos, o Porto vive no luxo de ter um equipa formada, campeã e de futuro, além da grande vantagem de viver nalgum desafogo financeiro.

Essa vantagem permite-lhe abordar o mercado de transferências com algum sossego, contratando apenas para completar algumas posições, para apostar em promessas ou para picar adversários (p.e. Djalma).

Segundo o nosso Presidente, o Porto não está vendedor, logo não está negociador, e desta vez acredito que é mesmo verdade. As excepções são obviamente os jogadores sem espaço no plantel e o Hulk, cuja cláusula inatingível não deverá ser motivo suficiente para recusar ofertas loucas.

Os jornais inventam muito, mas consistentemente tem-se falado de Hulk, Rolando, Fernando, Moutinho e, claro está… Falcao.

A juntar ao Real Madrid, o Chelsea voltou a acordar a sua veia gastadora e é previsível que outros clubes também comecem a movimentar-se assim que contratem treinador ou vendam uma ou outra peça, nomeadamente o Arsenal, o Inter e uma ou outra equipa Francesa (nomeadamente o PSG). E é aqui que começa a chatice.

Ainda há muitos clubes que não fecharam o plantel e ainda faltam 2 meses para fechar o mercado de transferências… colocando o Porto num dilema perfeitamente idiota: não pode contratar porque não vendeu, mas se não contratar agora, depois pode ser tarde de mais.

Isto é um problema grave, pois significa que durante os próximos 2 meses os mais diversos clubes vão poder fazer ofertas várias, sabendo que se for necessário quando chegar ao dia 31 podem bater a cláusula e levar o jogador, deixando o Porto com dinheiro mas sem substituto à altura.

Ao contrário de outros anos, onde era evidente quem iria sair (p.e. Deco, Quaresma, Lucho, Lisandro, B.Alves, R.Meireles), porque o clube e o jogador estavam interessados, este ano não há essa noção clara.

Significa portanto que só resta a nós adeptos viver estes próximos tempos com o coração nas mãos, sem saber quem poderá sair, mas com a noção que é muito provável perdermos alguém. Pior, com a noção que é muito provável que isso só aconteça mesmo no final de Agosto…

E porque não é provável que o Porto contrate um jogador caro antes de alguém sair, também não temos nenhuma ideia de quem irá entrar. Um verdadeiro pesadelo.

Vão ser 2 meses de sofrimento.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

5 comentários

  1. Realmente, como diz no post, este ano estamos num dilema por causa de possíveis saídas para depois haver necessidade, que pode ser tardia, de ir comprar quem está "em vista" para render esses que partem.

    Mas não é Chelsea nem Real Madrid que acho que vá fazer grande mossa no planeamento da época. Acho que vai ser o Manchester City. O Falcao poderá ir para o Chelsea, já se espera tal coisa, agora o City anda muito poupadinho e com a carteira a pedir uso (como todos os anos).
    Desconfio que vão fazer a cabeça ao empresário e ao jogador (Hulk) antes de falarem com o FC Porto e mais lá para Agosto vão atirar com umas dezenas de milhões para ver se conseguem fazer a compra.

    Espero que o FC Porto o venda, bem vendido claro está.
    Ele faz mais falta ao plantel que Falcao, na minha opinião, mas também temos jogadores bem bons para aquela posição que o podem substituir.

    Sinceramente não me importava nada que o FC Porto nesta pré-época fizesse vendas a rondar os 100 milhões e que na próxima época só ganhássemos o campeonato e chegássemos aos oitavos das Champions. Por mim ficava satisfeito.

    Vou divagando.

    ResponderExcluir
  2. Boas
    Concordo plenamente com o que escreveu no post, é literalmente passar estes dois meses com o coração nas mãos, sempre à espera de ouvir algo que não seja de todo agradável.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tal como eu já tinha comentado aqui há uns dias, isso que escreves faz todo o sentido. É esperar para ver mas não precisamos de ficar com o coração nas mãos, a equipa de olheiros e a cultura de contratações está bem enraizada no clube e com certeza já há mil e uma alternativas em stand-by ! O Porto se tiver necessidade de atacar o mercado vai faze-lo bem e sem pressas.

    p.s: não vai ser preciso esperar pelo fim de Agosto. No fim da copa América e do mundial de sub-20 (fim de Julho) o mercado vai mexer e é nessa altura que vão começar a cair propostas no FC Porto.

    p.s.2: Penso não estar a dizer nenhuma asneira se disser que no dia que acabar a copa América para a Colômbia, Falcao vai anunciar finalmente se fica ou não.

    ResponderExcluir
  4. Eu sinceramente não estou nada, mas mesmo nada preocupado.

    O Porto tem o luxo de ter suplentes mais que à altura do desafio.

    O Porto tem o luxo de saber o que faz e não se deixar apanhar desprevenido.

    Se algum jogador do Porto sair, o Porto terá já nomes na mesa para colmatar. Por muito que a proposta chegue no final da época de transferências, uma coisa destas não acontece de um momento para o outro.

    Por exemplo. O AVB está à espera que o Falcao renove para o comprar. Vai uma aposta? Ele quer fazer o Porto ganhar dinheiro com o Falcao.

    Se isto acontecer, já o Porto tem contratos feitos com outros avançados.

    Todos nós dizemos "Hm... Em termos de suplentes, o Porto não tem ninguém para substituir de forma clara e fiável" - Porquê? O Walter, que eu nem gosto muito, mas não desgosto, teve um Ratio de golos por jogo incrível. Quem vos diz a vós que se o Falcao sair, e o Walter se tornar titular, ele não fará uma época de outro mundo?

    Não estou nada preocupado. Nada é feito ao acaso nem no escuro. O Porto tem tudo controlado nesse aspecto.

    - Polppa

    ResponderExcluir
  5. Epa o Kelvin já se começa a atrasar aos treinos ? Vem aí outro Carlos Alberto ? Mau sinal ...

    ResponderExcluir