Diferença de tratamentos

O segundo classificado da Liga transacta vai disputar o acesso à Liga dos Campeões contra os turcos do Trabzonspor. Curioso este duelo entre os que, em 2008, se apelidaram de 'defensores da verdade desportiva' e contra uma equipa que, entre outras, está a serinvestigada por um escândalo de combinação de resultados.

Em 2008 a UEFA, através principalmente do seu presidente, Michel Platini reagiu de forma enérgica. Vale a pena verificar como o mesmo organismo e com o mesmo presidente, reagiu agora, 2011, e verificar diferenças de tratamentos.


«UEFA não vai penalizar os clubes da Turquia

Na sequência do escândalo dos últimos dias, suceda o que suceder no futebol turco, a UEFA vai autorizar Trabzonspor (adversário do Benfica), Fenerbahçe e Besiktas a participar nas competições europeias. A garantia foi dada ontem por Mehmet Aydinlar, presidente da federação da Turquia, numa conferência de Imprensa que visou o anúncio da suspensão da Supertaça daquele país, inicialmente agendada para o dia 31 de Julho. »
in 'O Jogo' (20/07/2011)

«FC Porto confirma recurso à UEFA da exclusão da Liga dos Campeões

«Em comunicado publicado no sítio oficial do clube na Internet, o FC Porto esclarece que «confirmou, formalmente, junto do Órgão de Controlo e Disciplina da UEFA, a intenção de recorrer da decisão tomada por este em primeira instância e que foi tornada pública no passado dia 04 de Junho».
(...)
Quarta-feira, a Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA decidiu-se pela não admissão do FC Porto «na Liga dos Campeões de 2008/2009, após analisar matéria envolvendo alegado suborno a árbitros da Liga portuguesa em 2003/2004».
Em causa está a recente condenação do clube portuense pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional por dois actos de tentativa de corrupção de árbitros.»
in TSF (06/06/2008)

Não sei que vitaminas anda a tomar o Sr. Platini para não punir algo provado, admitido pelos próprios clubes e agentes desportivos turcos e que passa pela manipulação de resultados,manipulação essa que viola a transparência desportiva, um princípio tão apregoado pelo Sr. Platini no Verão de 2008.
Apenas consigo encontrar três explicações:

1) a Turquia tem muito poder na UEFA e não pode ser punida em larga escala
com a exclusão dos clubes das competições europeias;

2) nenhum clube turco, rival dos clubes envolvidos, efectuou diligências sucessivas junto da UEFA de modo a poder reclamar o título, nem encomendou equipas jurídicas para criar um caso em tribunal baseado num livro de ficção;

3) o Sr. Platini tem mesmo
uma tara e uma obsessão com o FC Porto e insiste em perseguir-nos, em fazer a sua cruzada de justiça sempre com a mira no nosso clube.




Certo que depois desta sua cruzada inglória contra nós e de ter sido arrasado no TAS, o Sr. Platini pode ter ficado com medo de voltar a investir sobre clubes dessa forma. Mas acho vergonhosa a acção da UEFA, benevolente contra reais prevaricadores, reais manipulações de resultados e, acima de tudo, coisas provadas em tribunal, prisões efectuadas, um troféu suspenso pela própria federação ...

Acho também incrível ninguém ainda ter mencionado as diferenças de tratamento quando se tratou o NOSSO CLUBE como um bando de corruptos e bandidos baseados apenas em suposições e se trata com benevolência clubes que realmente praticam estes actos.
Felizmente saímos sempre por cima e continuamos fortes. Contra a UEFA, contra o Sr. Platini em particular e contra todos !

SOMOS PORTO !

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

4 comentários

  1. Provavelmente ninguem se lembrará mas eu n me eskeço da vergonha que foi a final da Taça das Taças em 1984 em que a Juve foi claramente favorecida em deterimento do Fcp.Adivinhem só quem jogava nessa equipa da Juve...

    ResponderExcluir
  2. mas afinal que esperam de um francês?

    ResponderExcluir
  3. A implicância deste fulano com o FC Porto vem precisamente desse jogo da final da Taça das Taças.

    ResponderExcluir
  4. Concordo, a implicância deste tipo com vocês deve vir ainda dessa altura. O que demonstra a qualidade do seu carácter, ou melhor, a falta de qualidade. Ou a falta de carácter.

    Eu sei que é difícil, mas é não ligar e continuar a dar-lhe bofetadas de luva branca como no ano passado :D

    O que ele deve ter engolido por ver o FCP vencer a Liga Europa...

    ResponderExcluir