A comunicação do FC Porto. Ou a falta dela...

Nota: Este vai ser um post relativamente longo, pouco habitual em mim, mas o tema a isso me obriga. Julgo que vale os dois minutos... :)

As redes sociais mudaram o Mundo. Com o boom dos últimos tempos, páginas como Facebook e Twitter são de passagem obrigatória de milhões e milhões de pessoas por esse Mundo fora, diariamente. A verdade é que esta explosão mudou a forma como nos comportamos na sociedade. Hoje, por exemplo, podemos ter contacto directo com pessoas tão distintas como o ponta de lança da nossa equipa ou com o deputado do PS que não gostamos. Isto seria impensável há 4 ou 5 anos..

Quantos amigos é que vocês conhecem que não têm Facebook? Aposto que poucos, muito poucos mesmo.  

Esta pequena introdução serve para clarificar um pouco da importância que as redes sociais assumiram na nossa vida. O problema aqui é que, infelizmente, o nosso clube tem vindo a ignorar tudo isto.

As minhas palavras são a propósito desta notícia:

Conta falsa de Hulk no Twitter gera confusão

Hulk não tem qualquer actividade social na internet. Nem Twitter, nem Facebook, nem página oficial. Contudo, continua a existir uma ligação no Twitter denominada "OficialHulk" criada por alguém que se faz passar pelo avançado do FC Porto. Ontem, a actividade foi intensa numa altura em que Hulk estava concentrado no estágio para a partida desta noite. O jogador lamenta a existência desta conta e alerta os seus fãs de que estão a "conversar" com um impostor, cujas opiniões não veiculam o avançado portista.


Esta situação deixa claro vários problemas.

Desde logo, uma notícia de cariz de interesse para todos os adeptos, deveria ser lançada no site ou no Facebook oficial do FC Porto, e não num JORNAL. Criticamos tanto a promiscuidade Abolha/Record - Benfica, e fazemos o mesmo com OJOGO? 

O que é que custava colocar uma publicação no Facebook a denunciar esta situação?! Então e quem não lê jornais (como eu, que me deixei disso), vai continuar a "falar" no Twitter com a tal falsa conta, feito estúpido, é isso?!

Completamente inadmissível. 



Este é um caso específico, mas há muitos outros. Até há bem pouco tempo identifiquei pelo menos mais 5 contas falsas de altetas do FC Porto, nomeadamente do Alex Sandro e do Kleber. Entretanto foram desactivadas, mas do Porto não ouvimos/lemos nada...

A verdade é que a nossa comunicação/marketing não está nem de perto nem de longe ao nível do nosso 5º lugar no Ranking IFFHS. Dizemos que somos grandes. E somos, dentro do campo. Fora, há muito mas mesmo muito por onde trabalhar. A acção 'SOMOS PORTO' foi positiva, e ainda está a dar frutos, mas foi um oásis no deserto, completamente. Por vezes pergunto-me mesmo: o Porto tem Departamento de Marketing? Não parece...

Para além de um site fraquinho (que nem o raio de uma galeria de fotos em condições tem..), falta-nos presença mais activa nas redes sociais, falta-nos um canal de YouTube com vídeos exclusivos (como faz de forma brilhante o Manchester City, e não é preciso ser-se milionário para tal), falta-nos um espaço online (dentro do site oficial) onde pudéssemos saber QUE jogadores têm Twitter, que jogadores têm Facebook e o endereço das suas páginas. Uma coisa simples, bastaria um ícone ou uma nota no perfil de cada jogador, por exemplo.



Neste momento não há organização nenhuma neste campo, e deixo aqui dois exemplos simples: Kelvin e Hulk. O primeiro já desmentiu no Twitter (verdadeiro) que a página não é dele, e o Hulk..basta ler a notícia acima citada. Encontrei isto com uma pesquisa de 30 segundos. Se procurasse mais, encontrava provavelmente mais 100 ou 200 páginas "falsas"...

Para um clube altamente profissionalizado como o nosso, todos estes pormenores fazem a diferença. É uma pena que se dê tão pouca atenção à presença online, que é algo absolutamente fulcral nos dias que correm, seja para um clube, para uma empresa ou para o que quer que seja.

É pena que este FC Porto ainda não esteja ciente disso...

P.S. - Para quem me quiser seguir no Twitter, estou aqui! Cheers :)

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

3 comentários

  1. Muito bem visto! Parece que de facto no FCP há falta de visão do Século XXI, que ainda não compreenderam a importância daquilo que alguns poderão chamar "pequenos pormenores". Com efeito, com uma publicidade e divulgação sempre valiosa, barata e ao alcance de um clique, custa a aceitar que no FCP não haja uma criatura "iluminada". Também outro aspecto que me parece importante é o de seguir alguns blogues, tais como este, e os comentários diversos em sites de desporto para medir o pulso do adepto portista e saber o que lhes vai na alma. Os adeptos têm muitas vezes uma visão interessante sobre o clube que seria produtivo conhecer (a não ser que não interessemos mais).

    ResponderExcluir
  2. Esimest, o Álvarez é muito bom..mas acho que nenhum portista quer perder o Fernando neste momento.

    Espertinho, o grande problema é que são coisas tão simples, como dizes e bem, apenas à distância de um clique. Vamos esperar por melhores dias neste aspecto.

    Abraços!

    ResponderExcluir