Mercado de Janeiro

Numa altura como esta em que se aproxima o mês de Janeiro, volta a falar-se de entradas e saídas, de virtudes e deficiências na construção do plantel no início desta época. Assim sendo, abordaremos a questão dos possíveis ajustamentos que no vosso entender será necessário efectuar durante o próximo mês.

Fazendo uma análise por posições, que remodelações fariam?

Defesa: Danilo (será que preferem vê-lo jogar a defesa ou a médio de transição?) está para chegar e entre Sapunaru e Fucile quem saí? Entre que valores aceitariam a saída de cada um?

Decorrendo da saída da Champions, aceitavam negociar Álvaro Pereira e começar a “promover” Alex Sandro? Imaginando o cenário de saída precoce da Liga Europa não podemos correr o risco de uma desvalorização maior do Álvaro e ficar com o Alex Sandro mais uma época como suporte, tendo a desvalorização decorrente?

Meio-campo: Uma opinião / luta muito pessoal mas não consideram que na posição 6, Fernando necessita de alternativa? Não poderíamos contratar um jovem, um pouco como se fez com Fernando quando ainda tínhamos Paulo Assunção, começando a construir uma alternativa que hoje não existe…

E Guarín venderiam ou seria melhor vender / emprestar Souza? Por que valores?

Ataque: para além do tão badalado e necessário ponta-de-lança, o que fazer nas alas? Vender Cristian Rodriguez? Por que valores? Djalma em Janeiro não dará o seu contributo à equipa devido à CAN, fala-se em Christian Atsu como alternativa? Fará sentido “cortar” o processo de crescimento para jogar poucos minutos?

Quanto ao número 9, partindo do princípio que Kleber está de “pedra e cal”, o que fazer com Walter? Fala-se num empréstimo ao Cruzeiro, não fará mais sentido, se houver possibilidades, emprestá-lo a um clube europeu para fazer uma “cura de emagrecimento” e adaptá-lo ao ritmo europeu?

Quanto a entradas, lanço alguns nomes que foram falados ultimamente e lanço outro à discussão: Éder (Académica), Teofilo Gutierrez, Jackson Martínez, Wagner Love, Dumbia (este é da minha autoria) todos eles (tirando o Éder), penso, andaram na casa dos 8 – 10 m€. Visto não estarmos em tempo de “vacas gordas”, a compra parcial do passe ou o recorrer a fundos de investimento será, muito provavelmente, a solução adoptada.

Opinião Pessoal – Saídas: Fucile, Cristian Rodriguez (venda definitiva) e Walter (empréstimo a clube europeu)

Entradas: Teo Gutierrez ou Dumbia e um número 6 jovem e barato

O que fariam? Por que valores comprariam e que perfil de jogador?

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

6 comentários

  1. Finalmente um tópico que dá vontade de responder!

    Vai chegar o Danilo para defesa direito, portanto o Sapunaru deve sair. O Fucile é melhor e também joga à esquerda.
    Por 4 ou 5 milhões já vendia o Sapunaru, se o FCP conseguir vender por mais, óptimo, mas não estou a ver ninguém a dar mais do que isso.

    Álvaro Pereira sai… por 30 milhões! Caso contrário fica. É o melhor defesa esquerdo do mundo, impossível encontrar melhor que ele. Até o Fábio Canastrão foi transferido por isso, menos que isso seria um insulto para o FCP.
    Caso saia já, então ficava o Sapunaru, e o Fucile passava a competir com o Alex Sandro pelo lugar de defesa esquerdo.
    A suposta saída precoce da Liga Europa só acontecerá se o FCP quiser, se não fizer nada estúpido, deverá ganhá-la novamente.

    O Fernando tem alternativas: Defour, Souza, Guarín, João Moutinho… qualquer um pode jogar na posição mais recuada do meio campo.

    O Guarín é o melhor jogador do FCP, vendê-lo é impensável. A melhoria na segunda parte da época, acima de tudo, passa por pô-lo a jogar.

    O Souza é bom jogador, para mim é o quinto médio, e só jogam 3, mas o FCP precisa de vários bons jogadores, e o Souza será útil durante a época.

    Espero que o FCP não renove com o Belixo, e despache o traste o quanto antes. Por qualquer preço, eu até lhe pagava para se ir embora. É o maior cancro do FCP, inacreditável que se esteja a falar em renovação de contrato até 2015! Ver este tipo no FCP mais 4 minutos já é insuportável; 4 anos é desesperante!


    Quanto ao ataque:

    O Cristián Rodríguez não deve querer ser transferido a 6 meses de acabar o contrato. Pode assinar a custo zero por outra equipa no verão, e será bem mais vantajoso para ele.
    O Djalma vai umas semanas para a CAN, não vai perder nada importante, não é necessário contratar um substituto apenas por umas semanas para jogar a Taça Lucílio e pouco mais. Possivelmente é a oportunidade que o Iturbe precisa. E há ainda o Varela, Cristián Rodríguez, James, Hulk… vários extremos.
    O Christian Atsu é melhor ficar pelo Rio Ave, e na próxima época é para emprestar novamente.

    Pontas-de-lança:
    Kléber: é muito mau, por mim pode ir. É jogador para Marítimo ou Vitória Guimarães, não mais que isso.

    Walter: melhor que o Kléber, mas também não é o avançado que o FCP precisa. Também pode ir.

    Éder: Não. Outro Kléber ou ainda pior.

    Teófilo Gutiérrez: Não. É velho, baixo, carreira medíocre…

    Jackson Martínez: 1 ano mais novo e 10 cms mais alto que o Teófilo. Também não. Lá porque o Guarín, Falcao e James são grandes jogadores, agora o FCP não vai contratar mais 10 colombianos só por serem do mesmo país, espero. Se houvesse assim tantos bons jogadores na Colômbia, não estariam fora dos Mundiais desde 1998.

    Vágner Love: Também não. Velho, problemático, salário milionário… É melhor que os outros 5 juntos, mas mesmo assim, não obrigado!

    Doumbia: É excelente, este sim é um ponta-de-lança ao nível do FC Porto. Mas o CSKA Moscovo comprou-o por 15 milhões, não o ia vender agora por 8-10. Se pensarmos isso, já parecemos os italianos que acham que chegam a Portugal com um saco de amendoins e levam todos os jogadores que quiserem.
    O Doumbia agora deve custar mais de 15 milhões, não menos de 20 ou 25… e um salário milionário (é assim que eles são atraídos para a Rússia). Portanto, já (quase) inacessível.

    ResponderExcluir
  2. Então que avançados eu recomendo?
    Vossen, do Genk: 2º melhor marcador da Liga Belga no ano passado, 22 anos, foi o 1º jogador a marcar ao FCP na época passada (por 2 vezes), este ano marcou os 2 golos do Genk na Champions. O preço deve ser entre 5-10 milhões.

    Luuk de Jong, do Twente: 21 anos; entre Champions e Liga Europa tem 8 golos em 21 jogos nas últimas 3 épocas; Deve ser mais caro que o Vossen, entre 10-15 milhões, e tem o senão de não poder jogar na Liga Europa este ano… Mas é um jogador a ter em conta, e às vezes o barato sai caro. Este é melhor que o Van Wolfswinkel, e há a perspectiva de uma futura venda por bem mais do que custará agora ou no próximo verão.

    Dame N’Doye: Já tem 26 anos, já jogou em Portugal, na Académica… agora joga no FC Copenhaga; Também não pode jogar na Liga Europa este ano, mas é um bom goleador, 9 golos em 22 jogos na Champions+Liga Europa nas últimas 3 épocas. Um bom suplente, diria, e o preço deve ser entre 5-10 milhões.

    No mercado nacional, há o Babá (Marítimo, melhor marcador do campeonato, preço 3 milhões, parece), o Edgar (24 anos, não pode jogar na Liga Europa, já esteve no FCP, jogador livre no final da época)… há ainda a situação do Yannick Djaló, que o FCP podia comprar a custo zero, se fosse possível… e é jogador para daqui a 2 ou 3 anos se vender por muitos milhões. Mesmo que seja necessário pagar alguma coisa (5 milhões?) a alguém, ainda assim será um bom negócio.

    E porque não Liedson, será que ele aceitaria vir fazer meio ano, ou um ano e meio, a Portugal pelo FC Porto? No Sporting esteve uma eternidade e não ganhou nada, no FCP em pouco tempo poderia corrigir isso. E ainda apanhar o comboio do Euro 2012 (deixou de ser convocado quando voltou ao Brasil).



    Desejo um Óptimo 2012 ao pessoal do Mística do Dragão!

    ResponderExcluir
  3. João Diogo Reis agradeço as palavras com que iniciaste o post e da forma que abordaste os temas.
    Concordo contigo na análise que fizeste da defesa com a diferença que entre o Sapunaru e o Fucile, prefiro o Sapunaru, sabendo que o Fucile tem a polivalência a seu favor.
    Concordo contigo na questão do Belluschi, e considero um Guarin um excelente jogador (quando quer) mas não o acho o melhor jogador do plantel.
    Relativamente ao ataque, tentei procurar pelo preço que o CSKA deu pelo Doumbia mas não tinha encontrado, se o valor que disseste está correcto, será dificil trazê-lo. Das opções que colocaste conheço todas, apenas não as coloquei porque a CS não tem falado neles e acho que estão fora de opção, pelo menos para a administração da SAD. Mesmo assim dar-te-ei a minha opinião sobre todos:
    Vossen - grande ponta-de-lança, era uma excelente aquisição.
    De Jong - outro jogador muito bom, considero um pouco abaixo do Vossen mas seria uma excelente contratação
    N'Doye - considero-o um bom jogador mas tenho dúvidas se seria o jogador que necessitamos a longo prazo.
    Baba e Edgar - acho-os muito idênticos ao Kleber, não na forma de jogar mas nos resultados que dariam.
    Yannick Djaló - acho-o um péssimo jogador, mas é apenas a minha opinião:)
    Liedson - não faz parte da politica da SAD contratar jogadores com esta idade, apesar de achar que se chegasse era homem para marcar 10-15 golos em metade da época:)

    Abraço e boas entradas de 2012:)

    ResponderExcluir
  4. Não quero criar polémicas com irmãos portistas. Dito isto, reafirmo o valor das opiniões: cada um tem a sua! No entanto, na minha modesta opinião, há aqui algumas ideias um pouco "excêntricas". 1º- O Guarin ser o melhor jogador do FCP? Isso é o mesmo que dizer que um gato é o melhor cão de guarda! Tem alguns momentos, mas não é nada de outro mundo, sejamos honestos. Quanto ao Souza, esse está num top, mas dos piores jogadores que temos!
    2º - Ainda que hajam outros médios no FCP que podem jogar recuados, não significa que tenham as características de "trinco" do Fernando. Como tal, não há substituto neste momento, mas bem que precisamos porque o homem anda com ganas de sair!... O Defour não mostra nada de muito interessante e concordo com a ideia que o Belluschi já devia andar longe (recordo que já afirmou em tempos vontade de sair), pois não faz grande falta.
    3º - Os laterais: o Sapunaru não vale muito e prefiro o Fucile (pela polivalência) mas este tem qualquer problema no clube por isso vai sair quase de certeza. Também concordo que o Alvaro só saia por um bom preço, mas o Alecssandro parece fraquito. Mais à frente Rodriguez deve sair só no final a custo zero, mas o Varela também pode ser equacionado para sair porque anda mesmo uma miséria. Quanto ao Djalma pode ir lá à CAN que não faz assim tanta falta. Pode ser que quando voltar já não tenha lugar neste FCP!
    4º - O Kleber e o Walter podem ir de borla porque os dois juntos não fazem um jogador. Quanto a quererem substitui-los por Babas, Edgares ou Ederes vai dar ao mesmo. O Djaló não vale um corno e não vamos resgatar o tipo só para chatear os sportinguistas!...
    5º - Não tenho indicações de avançados, mas os que são badalados parecem uma porcaria! Lá porque tivemos sorte com o Falcão na Colômbia agora só conhecemos esse país? Ainda que o meio campo não seja a prioridade, o jogador que se falou que mais me impressionou foi o Paulo Dybala. Fantástico! Parece o Deco! Mas o FCP não vai investir porque já há muito interesse. Ainda ides ouvir falar muito deste miudo e a conversa será "esteve quase no FCP!"....... Dos descritos, só gosto do Vossen (aqui concordamos todos), mas o Liedson só se for para rir! O FCP não é o Beira-Mar, senão ia buscar outra vez o Jardel, o Fernando Gomes e já agora o Eusébio quando este se curar da pneumonia!....

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. N concordo com a venda do Christian ja a alguns jogos q acho q deve ser titular e os dois ultimos jogos q fez fez comprovam isso. Ele da muito mais à équipa do q o djalma. Sempre o achei um grande jogador apenas azarado devido à lesoes . Quanto a entradas penso q o teo gutierrez seria uma boa aposta.

    ResponderExcluir