Equipa B




No passado dia 14 de Dezembro, a Assembleia Geral da Liga de Futebol Profissional aprovou a criação das equipas B, entrando as mesmas directamente para a Liga Orangina. Em termos organizativos e funcionais das equipas B, destaco as seguintes regras:

  • Deverão fazer constar da ficha de jogo, um número mínimo de dez jogadores formados localmente, entre os 15 e os 21 anos de idade;
  • Se um jogador, em representação da equipa principal tiver sido sancionado com cartões amarelos (em série ou por duplo amarelo) ou com cartão vermelho, não poderá alinhar pela equipa B, tendo o castigo de ser cumprido no jogo seguinte da competição em que a equipa principal esteja envolvida, de modo a evitar que as equipas B sirvam para “limpar cadastros” do campeonato principal;
  • A idade máxima dos jogadores das equipas B será de 23 anos e mínimo de 16, à excepção de três, que poderão actuar sem limite etário. Estas restrições aplicam-se à ficha de cada jogo e não ao plantel.

Existe aqui muita matéria para comentar e para se debater sobre qual a importância desta equipa no futuro próximo do FC Porto, mas existem à partida alguns dados que me parecem relevantes tendo em conta as vantagens que se podem obter:

  • Espaço de formação entre os juniores e os seniores fica preenchido, não havendo a lacuna que agora existe, dando ritmo competitivo a jogadores jovens, que irão continuar a evoluir no seu clube de origem e com um nível competitivo mais elevado;
  • Jogadores que saem dos juniores com 18/19 anos “perdendo-se” em consecutivos empréstimos, passam a ter um espaço próprio antes de completarem o último passo da formação que acredito continuará a ser o empréstimo a uma equipa de primeira liga antes de voltarem ao FC Porto;
  • Para além da formação de jogadores, a formação de treinadores da casa será importantíssima, recordo que antes da extinção da nossa equipa B, o treinador era o Domingos Paciência;
  • Será excelente para diminuir o contingente de jogadores emprestados pelo FC Porto e mesmo na compra de “contentores” de sul-americanos duvidosos;
  • Promoção do jogador português na formação e, consequentemente, na equipa principal;

Mesmo com um orçamento (fala-se) de 2/3 M€, numa altura de “vacas magras”, acredito que a equipa B do FC Porto pode-se revelar um excelente investimento, com um retorno fantástico.
Dito isto, deixo a questão: que treinador escolheriam? E que jogadores dos sub-19 acham que encaixam no plantel da equipa B?

Acham que as equipas B deveriam começar pela II Divisão B e subir caso merecessem ou começarem (como irá acontecer) na Liga Orangina?




 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

2 comentários

  1. Um fantástico post com um tema muito interessante e muito discutível. Começando pelos termos organizativos, acho muito positivo que seja possível ter 3 jogadores sem limite etário, pois até jogadores mais velhos e da casa poderão conseguir transmitir a ideia do nosso clube aos mais novos, conseguindo assim um género de tutela e formação por jogadores profissionais.
    Em relação aos pontos que destacaste acho importante a tal lacuna que mencionaste. Os nossos jogadores juniores começaram a ter mais ritmo competitivo e como tu mesmo referiste passam a ter um espaço para completarem a formação e também ficaram a crescer dentro da casa não os largando com 18 anos por falta de provas dadas.
    Os próprios juniores portugueses devem agradecer o retorno das equipas B, começaram a ter mais aposta e visibilidade.

    Quanto à tua ultima pergunta, a Liga Orangina é bastante competitiva, acho que era bastante benéfico mas se calhar pouco justo. Por isso não sei até que ponto era importante as equipas B começarem pela II divisão B, pois até promoviam e davam mais visibilidade a uma divisão mais baixa.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a dinamização da Liga Orangina. Com isto será sempre interessante assistir a um Porto-Calimeros ou Porto-Clube do regime!

    Quanto ao treinador...Paulo Futre!!! :))
    Agora mais a sério...Fernando Couto.

    ResponderExcluir