Hulk-o-dependência? Pois..



Meus amigos! Acabou por ser uma bela exibição. Não entramos bem no jogo, o Vitória esteve melhor nos primeiros 15 minutos, mas o golo mudou tudo. Rolando, muitíssimo bem assistido por James, acabou por fazer um golo de belo efeito..à ponta de lança. Os minutos imediatamente a seguir foram um sufoco total, mas com o intervalo a aproximar-se fomos tirando o pé do acelarador. Varela ia subindo de produção, bem como João Moutinho...

Acabamos por não aumentar a vantagem na primeira parte, e pelo meio tivemos algumas desatenções defensivas que devem ser urgentemente corrigidas. A oportunidade mais flagrante foi provavelmente a perdida de Paulo Sérgio só com Helton pela frente. Não pode acontecer. Um jogador de outro nível não perdoaria naquela ocasião...

A segunda-parte foi diferente. Fomos mais acutilantes, mais pressionantes, mais Porto. Nem tínhamos chegado aos 46 e já Moutinho tinha feito o 2-0, bem assistido por Kleber. Não tiramos o pé do acelerador e por pouco não chegamos logo aos 3-0, num excelente remate do Álvaro.

Depois...depois, apareceu Hugo Miguel. Num corte limpíssimo de Fernando, inventou uma falta e um cartão amarelo. Disto, resultou a exclusão do 'Polvo' do jogo de Barcelos na próxima jornada, e..golo dos visitantes. Helton defendeu para a frente e Fauzi foi mais perspicaz que os nossos defesas. Só não percebi porque é que festejou tanto..ainda estava a perder. Adiante...

O golo da tranquilidade acabou por aparecer numa grande penalidade convertida por James, num penalty que quanto a mim não merece discussão.

Uma vez mais, voltei a ficar com a sensação que o jogo estava partido. Não sei, sinceramente, até que ponto isto será bom ou mau. Para o espectáculo é bom, sem dúvida, mas para ganhar os jogos. Não sei não..









NOTAS


- Maicon: pode parecer estranho, mas para mim é dificil escolher o melhor em campo. Entre Maicon, Rolando, Varela, Fernando ou Álvaro Pereira..fico indeciso. Assim sendo, prefiro eleger o nosso novo defesa-direito como o homem do jogo. Maicon tem sido muito criticado injustamente. Há já vários jogos que tem vindo a jogar muitíssimo bem, com exibições muito consistentes e seguras. Hoje, dou-lhe este destaque porque acho que fez por merecer. Não vai ser fácil, oh Danilo... :)

- Rolando: muito bem na defesa, óptimo no ataque! Belo golo...

- Álvaro Pereira: incansável. Fiquei cansado só de o ver correr! Foi praticamente extremo esquerdo durante toda a partida, nem sempre decidindo bem, é certo, acabou por fazer um bom jogo.

- Varela: será desta que o 'Drogba da Caparica' está de volta? Começou o jogo mal..trapalhão, desatento, ansioso..mas foi subindo de produção à medida que os minutos passavam, e no final de contas também ele fez um belo jogo. Força, Varela! Bem precisamos de ti..

- Fernando: pá, faltam-me as palavras. O que é que se pode dizer mais deste senhor? Já há algum tempo que digo que é o melhor jogador do Porto, meio a sério meio a brincar. Mas..quando ele faz este tipo de exibições, fico a pensar se não será mesmo. Um monstro!!!!!

- Espaço na defesa: tal como referi acima, é algo que me preocupa. Jogamos constantemente no fora de jogo, com uma defesa muito subida..quando somos apanhados em contra-pé, é muito complicado. Hoje isso aconteceu algumas vezes, e, quanto a mim, é algo onde devemos melhorar.

O importante foi conseguido. Mais 3 pontos..sem Hulk!




 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

1 comentários

  1. Um Dragão muito bem composto, mais de 34 mil espectadores, apadrinhou a estreia de Danilo - bons pormenores...- e viu um Porto de boa cepa, vencer um Vitória que deu boa réplica, mais foi impotente para contrariar a mais valia do conjunto azul e branco, que venceu com justiça e pelos números, mais golo menos golo, correctos.
    Havia a curiosidade, extrapolada por uma comunicação social sempre à procura de brechas para poder perturbar, de saber como se apresentaria o Campeão sem Hulk, talvez a sua unidade mais influente. Pois, sem escamotear a importância do nº12 na equipa de Vítor Pereira, que é notória, hoje ficou provado que há mais vida para além do Incrível Hulk.

    Entrando bem no jogo a equipa portista fez uma primeira-parte muito razoável, uma das melhores dos últimos tempos. Com a atitude correcta, o ritmo indicado, boa organização e circulação, foi um Porto competente, sério, pressionante, seguro atrás - com a excepção de Otamendi -, dominador no meio-campo, perigoso no ataque, apesar de neste sector, apenas Varela ter estado a alto nível - Kléber, generoso, mas inconsequente e ai, ai, ai James. Assim, não admirou que a vantagem chegasse, por Rolando, qual ponta-de-lança, na desmarcação, domínio no peito, remate colocado e fora do alcance do guarda-redes. Vantagem mais que justa, embora a equipa vimaranense pudesse ter empatado por Paulo Sérgio, o que a acontecer não daria uma imagem correcta do que tinham sido os 45 minutos iniciais.

    Se na primeira metade, houve qualidade, na segunda ainda foi melhor.
    Entrando com tudo, pressionando alto, encostando o Vitória lá atrás e não o deixando sair, o F.C.Porto fez o 2 a 0 e a coisa prometia. Estava o Porto a brilhar, até a empolgar e o público a gostar, quando Hugo Miguel, o árbitro, teve uma paragem cerebral, ligou o complicador e começou a meter água na chama do Dragão.
    Primeiro, Kléber, carregado em falta, ficou sem a bota e levou um injusto amarelo. Depois, um corte limpo de Fernando, foi transformado em livre, reacção espontânea do Polvo a protestar e mais um cartão que impede o trinco portista de jogar frente ao Gil Vicente. Livre marcado, equipa momentaneamente desconcentrada e na recarga a uma defesa de Helton, o Guimarães reduziu, claramente, contra a corrente do jogo. Diferença mínima, novo ânimo no conjunto que veio da cidade berço, mas sem nunca colocar em risco a vantagem do F.C.Porto. Passados poucos minutos, talvez porque algo lhe pesava na consciência, o juíz de Lisboa entrou em compensações e marcou um penalty, que e a crer no que ouvi na rádio, não existiu - ainda não vi as imagens e no campo o lance deixou-me dúvidas. Vantagem de dois golos reposta e daí até final apenas tempo para entrarem Belluschi e Souza, já que nada mais de relevante aconteceu.
    Mais uma vitória, 55º jogo sem perder para o campeonato, um Dragão "vivinho da silva" e pronto para lutar até ao fim, pelo principal objectivo da época, a conquista do bicampeonato.
    Para além do que referi acerca da qualidade da exibição do F.C.Porto, hoje vi uma equipa unida, solidária e mais Porto. Este caminho não pode ter retorno!

    Começando de trás para a frente, grande Maicon, grande Rolando, super-Alvaro, bem Defour, excelente Moutinho, fantásticos Fernando e Silvestre Varela. Helton cumpriu, Otamendi melhorou na segunda-parte, James esteve abaixo do que pode, Kléber ainda bem que fez a assistência para o golo de Moutinho, senão... Danilo, quero ver mais, anda ainda um bocado à procura do seu espaço, mas teve, como já disse, bons pormenores. Belluschi e Souza, o tempo foi pouco, mas o brasileiro esteve mais assertivo.

    O espaço na defesa, chamou-se Otamendi. Os outros estiveram a muito bom nível.

    Abraço

    ResponderExcluir