Sem ideias em Barcelos

Comecei a escrever esta crónica após os consecutivos cantos que a equipa dispôs nos últimos minutos da equipa em que não houve um que houvesse um lance treinado. Acredito, que possa ser demasiado duro a escrever e a analisar esta partida pois aquilo que vi ao longo de 85 minutos deixa-me preocupadíssimo.

Para começar, o onze inicial da equipa levanta-me desde logo uma pergunta: se Hulk estava em condições para entrar directamente para a equipa titular, por que razão, não aconteceu a mesma coisa com Alex Sandro quando passamos a pré-época a jogar com uma adaptação que, à primeira oportunidade
fez com que Vítor Pereira o substituísse?

O ritmo da primeira parte e a exibição que a equipa realizou deixa-me profundamente preocupado com aquilo que a equipa técnica anda a realizar nos treinos. Jogar "a passo", sem qualquer tipo de pressão efectuada sobre a equipa adversária, não se vê nenhum tipo de movimentação padrão, nem nas bolas paradas...enfim, uma primeira parte sem ocasiões de golo e que, apenas num lance fortuito nos podia dar o golo.

Segunda-parte com mais ritmo e intensidade mas sem jogadas com "principio-meio e fim", havendo apenas um conjunto de repelões realizados por jogadores com maior capacidade física e atlética...Quando a equipa vem do intervalo exactamente com a mesma atitude e espera-se 10 minutos para fazer duas substituições, estamos conversados quanto à influência que a equipa técnica tem na capacidade anímica e motivacional da equipa.

Destaques individuais:

- Fernando: na parte defensiva realizou um bom jogo, não percebo porque, ao contrário daquilo que pretendia AVB, Vitor Pereira o amarra quando a equipa tem a bola à posição 6...perde-se um jogador para atacar.

- Jackson Martinez: precisa de treinar as recepções de bola mas gosto das desmarcações, do empenho e do faro que tem com a baliza.

- Hulk: mesmo a meio-gás continua a ser um grande jogador. Na segunda-parte teve lances "à Hulk".

Para terminar, uma referência para Vitor Pereira: ou muito me engano (e isso será particularmente visivel na Liga dos Campeões) ou será, mais uma vez, Pinto da Costa a segurá-lo a partir de Outubro / Novembro. Deixo um nome que vai começar a pairar por aí, assim que exibições como esta começarem a ser mais frequentes: Domingos Paciência. 

P.S. - Quanto a Duarte Gomes, nem vale a pena gastar as teclas do computador quando a equipa joga desta forma, mas a forma como geriu o jogo é de alguém que não percebe, rigorosamente, nada de futebol e que tudo fez para que a equipa que mais ataca perdesse a cabeça com os sucessivos atrasos no jogo...

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

3 comentários

  1. Cada vez mais tenho medo do dia que o Pinto da Costa abandonar o futebol!! Os portistas estão a transformarem-se em mouros a ver futebol...sempre a pedir iturbes que nao tem nenhuma prova dada! Sempre a dizer mal do treinador que não arrisca...ou porque arrisca! Sempre a por em causa tudo e todos! E como diz e bem neste post...vai ser Pinto da Costa a segurar o treinador se as coisas não estiverem muito bem em outubro/novembro...e sabem o que é isso???? É APOIAR em vez de criticar...É dar MORAL em vez de desmoralizar!! É isso que temos que fazer!!!! Apoiar e dar moral!! Claro que temos que ter espirito critico...mas não devemos criticar sem pensar, sem saber o que se passa e sem saber o que as outras pessoas pensam!!! No dia em que trocarmos de treinador ao primeiro assobio e primeiro lenço branco Pinto da Costa ficará triste e desiludido com os adeptos do FCPorto e eu também!!! 30 anos de presidência e existem adeptos que não aprenderam nada!!!

    ResponderExcluir
  2. foi o primeiro teste da época. se comparado com a transacta, já conquistamos um ponto.
    (é a visão positiva da coisa, a perspectiva pelo copo meio-cheio).

    foi uma partida onde o futebol praticado ficou muito aquém do rápido, intenso, pressionante, com a equipa a só pressionar na parte final, e mais com o coração que com a cabeça. ou seja, um filme muito visto na época transacta...
    (é a visão negativa da coisa, a perspectiva pelo copo meio-vazio).

    e, se nada está perdido, é certo!, não deixa de ser igualmente verdade que convém encontrar o rumo da vitória já no próximo encontro, em nossa casa e frente ao Vitória de Guimarães (que empatou o Sporting na possibilidade de liderar o campeonato - um feito que já não consegue desde 17 de Agosto de 2007).

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir
  3. Visitem, comentem e partilhem:

    http://suorecerveja.blogspot.pt/

    Obrigado

    ResponderExcluir