[Liga Zon Sagres] Nacional 2 - 1 FC Porto


Facto nº 1: Uma equipa que perde 6 jogos durante o campeonato não merece ser campeã nacional. Facto nº 2 : Um árbitro como João Capela que consecutivamente influência resultados não pode arbitrar no escalão máximo do Futebol Nacional. Facto nº 3: A derrota de ontem não foi mais que o Prelúdio a uma morte anunciada.
Ontem na Choupana viu-se um FC Porto desorientado, realmente desNORTEado, sem pernas para 90 minutos, uma equipa incapaz de circular a bola perante um inteligentemente sobrelotado meio campo nacionalista. A defesa continuo a fazer o que melhor sabe - dormir em serviço - e só Jackson Martinez remou contra a maré, o que não fosse a habilidade de Capela e a falta de sangue frio de Quaresma teria chegado para dar os três pontos a uma equipa que não chegou bem a entrar em campo.

  • Jackson: Dois golos (um que não lhe quiseram validar), muita luta entre os centrais e o melhor médio da equipa. Muito se critica a falta de golos que em alguns momentos desta época Jackson viveu, mas como se pode pedir mais a um avançado quando a bola não lhe chega aos pés? Muitas vezes é o primeiro a construir jogo e o primeiro a aparecer na linha de finalização. Não é bom, é muito bom, e custa a imaginar que esta a acabar.
  • Reyes: Pode não ter o cabedal de Mangala ou Bruno Alves, ou o ímpeto de Jorge Costa ou Pepe. Mas trata a bola de forma inteligente como Ricardo Carvalho. É um jogador com uma enorme margem de progressão, e o que lhe falta em físico compensa com a maturidade de um central muito mais velho. A continuar a progredir desta forma conseguirá conquistar um lugar na equipa titular para a próxima temporada.
  • A (falta de) rotatividade: Só ontem deitaste finalmente a toalha ao chão mas todos nós sabemos que ela já caiu há muito tempo. Se as taças são um objectivo porquê a insistência em esgotar os jogadores neste campeonato? É altura de arriscar e ganhar jogadores para 2014/2015. Ontem ao início da tarde o Tozé arrasou na equipa B, ao fim do dia o nosso meio campo parecia uma equipa de juniores. Rafa, Quinõnes, Victor Garcia esperam (e desesperam) para render os estourados Danilo e Alex Sandro. O Gonçalo está recuperado e a mostrar serviço semana atrás de semana, e como ele outros que tal. Com uma época decisiva à porta (porque após um campeonato perdido, no Dragão, todas o são) e com os cofres bem menos recheados do que seria de esperar é altura de contratar internamente e esta é altura certa para dar espaço à prata da casa.
  • Abdoulaye: Mau, muito mau. Mal posicionado - sempre - a oscilar entre o excesso e a falta de agressividade. Não sei se se trata do peso da camisola ou se simplesmente a qualidade é escassa, mas não se compreende como é que numa equipa com a tradição de alimentar o eixo da defesa da selecção nacional, Abdo tem sido titular.
  • Licá: Incapaz a defender, incapaz a atacar. Até simpatizo com o rapaz mas por exemplo o Candeias - prata da casa - foi capaz de mostrar bem mais do que o "extremo" azul e branco. O que é feito de Ricardo ou de Kelvin? 
  • Quaresma o alvo fácil: Ele é uma ameaça e todos os adversários o sabem. Não existe uma deslocação em que seja assobiado e perseguido durante todo o jogo. Os adeptos adversários sabem que ele é um alvo fácil e que ferve em pouca água. Pior do que isso os jogadores adversários também o sabem e tudo junto resulta em 90 minutos de provocação constante que quando as coisas correm menos bem acabam mal. 

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

2 comentários

  1. Absolutamente de acordo com a sua análise: está na hora de ir buscar os (muito bons) valores da equipa B. Não se compreende Danilo e Alex Sandro em sofrimento com Quiño e Garcia disponíveis. O Tozé é muito bom e já jogou pela A. E o Gonçalo não é melhor do que o Licá?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir