O Porto Canal e as transmissões dos jogos de futebol

Nos últimos dias, foi noticiada a aquisição do Porto Canal por parte do Futebol Clube do Porto. Imediatamente surgiu um rumor, segundo o qual os jogos da equipa principal de futebol seriam transmitidos no canal. Este rumor espalhou-se pelas redes sociais, pelo que importa desmistificar algumas ideias.

Os direitos televisivos dos jogos em casa para o campeonato pertencem à Porto SAD que, tendo-os na mão, pode fazer deles o que bem quiser. Pode não os vender a ninguém, pode vendê-los à Olivedesportos, pode oferecê-los. Todos os outros direitos, da Supertaça, das provas europeias, e das Taças da Liga e de Portugal, pertencem às entidades organizadoras e o Porto nada pode fazer a esse respeito.

Ora, se os direitos dos jogos do campeonato nos pertencem, este boato não faz qualquer sentido. Se o Futebol Clube do Porto é dono e senhor dos seus direitos, o que é que muda com a aquisição do canal? Qual é a diferença entre vender os direitos a uma empresa que é independente da SAD e do clube, mas que é gerida pelo Porto, ou a uma que pertence ao grupo FCP? Nada.

Para mais, a Olivedesportos adquiriu os direitos do Porto até ao final da época 2017/2018. Sem contar com a temporada actual, que ainda está no início, ainda existe contrato por outras três épocas. Para além disto, a Olivedesportos tem sido um importante parceiro do Porto, adiantando verbas quando o clube tem dificuldades de tesouraria e, com a saída do Benfica, nós e o Sporting passámos a ser as jóias da coroa da empresa de Joaquim Oliveira, com todos os benefícios que daí possam surgir.

Deste modo, pensar que os jogos podem passar para o Porto Canal é, no curto prazo, ilusório. A única hipótese de tal vir a suceder é a Olivedesportos falir. Nada mais.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

3 comentários

  1. Boas,

    para mim nem se põe em causa um clube poder transmitir os próprios jogos quando as imagens televisivas servem para efeitos disciplinares.
    Só nesta república das bananas é que isto acontece e logo com o clube do regime e não passa nada.
    Por isso sou totalmente contra.

    Saudações Portistas
    Carlos Torres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claramente, Carlos.

      Mas o pior será quando eles conseguirem comprar direitos de clubes adversários.

      Excluir
    2. João Ferreira,

      nem quero acreditar nessa possibilidade, era o fim da picada.
      Mas como nós, Portistas, já vimos porcos a andar de bicicleta, poderemos vir a ter esse cenário.
      Veremos até onde irá a pouca vergonha.

      Saudações Portistas
      Carlos Torres

      Excluir