Direitos televisivos: a grande golpada continua

Foi notícia nos últimos dias que a Sporttv apresentou prejuízos na ordem dos 6,2 milhões de euros, em 2014, mais meio milhão do que em 2013. Ou seja, a empresa regista um prejuízo acumulado de cerca de 12 milhões de euros em dois anos. Estes resultados devem-se a dois factores. Por um lado, à péssima gestão de Joaquim Oliveira, que utilizou a Sporttv como banco para financiar os seus devaneios despesistas, tipo o investimento em jornais e estações de rádio, durante anos a fio. Por outro, a passagem dos direitos televisivos do Benfica para o canal do clube, numa operação que tem tanto, reconheça-se, de genial, como de pouco ética e vergonhosa.

De facto, o plano urdido por Vieira, Moniz, Soares Oliveira e restante comandita está a dar frutos. Com a saída do Benfica da Sporttv, a situação financeira do canal de Joaquim Oliveira agravou-se, correndo este um sério risco de falência. E se falir, há dezenas de clubes que irão perder uma essencial fonte de receita.

E essa é a linha orientadora de todo o plano benfiquista. Se os clubes perderem uma importante fonte de receita, irão a correr ter com quem os acuda. E quem é a entidade que fica na pole position para isso? Exacto, a BenficaTV. A única que neste momento, em Portugal, tem estrutura para isso. Se já é mau e injusto o Benfica ganhar dinheiro com os direitos televisivos dos outros, pior ainda é ficarmos a saber que o Benfica pode manietar clubes que precisam das receitas de televisão como do pão para a boca. O poder que isto dá ao Benfica, é mais forte do que os míticos lugares na Liga ou o colinho.

Infelizmente, à custa da incompetência e do benfiquismo de Mário Figueiredo, foi impossível avançar com a centralização dos direitos, porque não interessava ao Benfica. Não encaixava no plano de dominar o futebol português, não dentro do campo, com os melhores jogadores e a melhor equipa, mas fora dele, à custa de vigarices, cunhas mais ou menos leais, lobos maus, andores e jogos de bastidores.

Cabe ao Futebol Clube do Porto, juntamente com o Sporting, os principais prejudicados com este plano, fazerem cair a máscara a esta corja imunda. Principalmente ao Futebol Clube do Porto, uma vez que o Sporting continua entretido na habitual caça aos fantasmas...

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

6 comentários

  1. Para além de mentiroso é ignorante do que realmente se passa e tem passado. Por acaso sabe como o Oliveira conseguiu os direitos detidos pela RTP e quanto pagou por eles quando havia outros interessados que ofereciam mais? Informe-se! Isso foi um escândalo que foi escondido de toda a gente e corrupção da alta roda.

    1- O Benfica não ganha dinheiro com os direitos dos outros, ganha com os seus direitos, dos seus jogos em casa. Quem ganhava com os direitos do Benfica era o Oliveira e os clubes que lhe estava associados como era o Porto. Oliveira serviu muitas vezes de banco ao Porto, adiantando-lhe dinheiro, mas a mama acabou-se. Isso é que era pouco ético e vergonhoso.
    O Benfica é o único clube em Portugal que tem massa crítica para poder ganhar dinheiro com a sua TV. É o que está a fazer. Finalmente o seu tamanho irá refletir-se nas contas. Isso é perfeitamente legítimo. Quem andou a corromper para conseguir crescer com batota não foi o Benfica. "Ides sofrer como cães"!

    2 - A centralização dos direitos não pode ser feita enquanto houver clubes com contratos com o Oliveira até 2018/19 como acontece com o Porto, Sporting e outros. Por isso a centralização só poderá feita, se for feita, depois disso.

    3- Consegue explicar com é que pode o Benfica manietar clubes que precisam das receitas de TV? Penso que o único que manietava era o Oliveira que detinha um MONOPÓLIO, pagava o que queria aos clubes e fazia chantagem com eles! Os monopólios são por lei PROIBIDOS! O Oliveira cresceu porque para além de financiar o Papa y sus muchachos andou a financiar os partidos políticos. E tinha outro criminoso, Ricardo Salgado, que o andou a financiar.

    4 - Se alguém era prejudicado era o Benfica que recebia tanto como os outros, isto é, andou anos a ser roubado, enquanto devia receber tanto como os outros dois juntos. Como se prova com os resultados da BTV que continuam a subir e chegar perto dos 40M este ano. E a chico-espertice do Papa era tão grande que queria ganhar 80% do que o Benfica iria receber do Oliveira! Queria ir mais uma vez atrás do Benfica. O oportunista fodeu-se!

    5 - Culpar Mário Figueiredo da situação quando os verdadeiros culpados são o Oliveira e PC que andaram na mama durante tantos anos sem perceber o que andavam a fazer pois são pessoas sem visão. Ele nem benfiquista é como se isso tivesse alguma influência na sua eleição.

    6- Quem tem dominado o futebol português com vigarices, cunhas, corrupção, fruta e café com leite (putas) oferecido pelo Reinaldo, jogos de bastidores, ameaças, violência e chantagem sobre as pessoas é sobejamente conhecido de toda a gente, é o Porto mais os seus criminosos dirigentes que noutro país já estariam na prisão.

    7 - Garantido que nos EUA o vosso Papa mais a restante comandita do clube já tinha apanhado 15 anos de cadeia pelos crimes cometidos. E o clube já teria sido fechado ou descido aos CNS.

    8 - O Oliveira irá continuar a perder clientes porque tem um negócio com uma mensalidade 3 vezes superior ao do seu mais directo e único concorrente. Para o ano os resultados serão ainda piores mas a culpa não é da BTV. Deixe-os começar a baixar os preços e verá o caminho que eles levam.

    9- Se o Oliveira daqui a 2 anos não tiver dinheiro para pagar os contratos é para o lado que o Benfica dorme melhor. Ai é que eu me vou rir! Será a suprema ironia e o supremo castigo para tanta chico espertice. Saloios!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Agradeço o teu comentário. É sempre agradável verificar que os nossos posts geram tanto interesse ao nível dos comentários serem maiores que o próprio post.

      Quantos ao que referiste, sim, é verdade que a Olivedesportos fez de banco do Porto. Isso está reflectido nos vários relatórios e conta da SAD. Sucede que isso não tem absolutamente nada de ilegal. E tanto não é ilegal que a maioria dos clubes recorreu ao mesmo expediente. Sim, até o Benfica, o mesmo Benfica que quando é assumido por Manuel Vilarinho, tem como vice-presidente Tinoco de Faria, pessoa muito próxima de Joaquim Oliveira que negociou o retorno do Benfica à Olivedesportos tendo o dinheiro de vários anos de contrato sido adiantado à cabeça para que o Benfica pagasse as dívidas que o impediam de poder continuar, sequer, a existir de gestão ruinosa do Vale e Azevedo. Aliás, Vieira já agradeceu a Oliveira o que este fez pelo Benfica: http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/luis-filipe-vieira/vieira-a-benfica-tv-tem-30-milhoes-de-receitas

      Posto isto, sim, o monopólio de Oliveira era preocupante. Não por ele ter os direitos todos, isso é normal na maioria dos países, mas por, com negociações individuais com cada clube, impedir a entrada de outros players. No entanto, se isto é grave, mais grave ainda é, no futuro, haver um clube, seja ele o Benfica, o Sporting, o Porto ou o Gil Vicente a ser dono dos direitos televisivos de clubes terceiros. Dada a dependência das receitas da tv, seria muito fácil ganhar jogos com um telefonema a dizer, "vejam lá, que eu só vos pago daqui a 3 meses." E como nenhum clube quer ter salários em atraso, a luz cortada e receitas penhoradas...

      Por fim, abstenho-me de responder a brejeirices e faltas de educação. Isto é um blog sério. Não é a tasca da esquina, não é o Dia Seguinte ou o Prolongamento e não é uma conferência de imprensa do Jorge Jesus.

      Excluir
  2. Não era o Mário Figuereiro quem queria o centralismo dos direitos? E os mesmos só não avançaram porque tanto Porto como Benfica não concordavam com o modelo proposto (modelo ingles em vez do modelo italiano)?

    Já agora, porque motivo têm os clubes de corer para o benfica? Além de 4 canais generalistas existe A BolaTv que já disse estar interessada no futebol... além de que no texto passa o pressuposto de que sem o benfica o futebol em portugal não é rentavel... e se assim for que se fechem as portas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Figueiredo queria a centralização até o Benfica resolver avançar com os jogos em canal próprio. Aí, o objectivo passou a ser "acabar com o monopólio da Olivedesportos"

      Excluir
  3. São todos uns santos, uns anjos... Corrupção é uma palavra desconhecida no Éden da Segunda Circular... Enfim, uns tristes, que fazem triste este triste País...

    ResponderExcluir
  4. Antes de mais queria saudar a evolução na percepção que tem da BTV desde que escreveu o texto "O logro das contas do Benfica e da BenficaTV", embora me parece que passou do 8 para o 80.

    Digo isto pois é público que SLB e FCP estão a tratar, em conjunto, da centralização:

    http://expresso.sapo.pt/imv/2/214/272/expresso1-d35d.jpg

    "De acordo com a direcção do clube, os dois rivais estão a combinar entre eles, e há muito tempo, um modelo que não é centralização: é regionalização. Divide o país ao meio e favorecer sobretudo os dois clubes. A esse modelo o Sporting responderá não."

    Portanto não existe sede de poder por parte do SLB, pois está neste preciso momento a dialogar com o FCP (e só não está lá o SCP porque o seu presidente é o que se sabe).

    A questão da Sport Tv.é diferente. O prejuízo deve-se a ter desprezado completamente o SLB anos a fio, chegando ao ponto de, em 2013, o Sporting estar a receber o dobro da Sport Tv. O principal responsável pela existência da BTV é a própria Sport Tv, portanto agora está apenas a colher o que semeou.

    O que me preocupa não são os "jogos de bastidores" e afins, mas sim quem vai licitar os direitos centralizados em 2018 (parece ser essa a data) quando em Portugal só a Sport Tv tem capcidade para meter na mesa 80 ou 90M€/época.

    Sem concorrência, que esperança têm os clubes portugueses de passar a receber mais do que recebem hoje?

    Esta é que é a questão, pois os 3 maiores clubes estão de acordo em relação à necessidade de centralizar os direitos.

    Cumprimentos.

    ResponderExcluir