Relatório de Empréstimos - 26/05/15


A última semana da época para muitos dos emprestados do FC Porto foi recheada de golos, assistências, figuras e até polémicas. Pode-se dizer que foi até a semana mais produtiva de toda a época.
Liga NOS: Tiago Rodrigues e Otávio foram escolhidos como figuras dos respetivos jogos pelo jornal A Bola, o primeiro por assistir uma vez e marcar outra e o segundo por ter passado por ele "quase todo o jogo ofensivo dos vimaranenses" conseguindo ainda marcar um golo de cabeça(!). Ainda no jogo do V. de Guimarães, Sami fechou bem a época com mais uma assistência para golo, parecendo nestes últimos jogos bem melhor que na restante temporada. Tozé voltou a mostrar o seu valor nas bolas paradas com mais uma assistência de livre, fechando a época com o maior número de assistências entre os emprestados do FC Porto: 11.
2ª Liga: Do melhor assistente para o melhor marcador dos emprestados: Mauro Caballero marcou mais dois golos, elevando para 16 tentos certeiros na temporada de 14/15, sendo também ele o líder em minutos. Não necessariamente sinónimo de qualidade, mas é um indicador de que talvez Caballero esteja pronto para o nível seguinte, seja ele qual for.
Pela Europa: Carlos Eduardo fechou a época com mais duas assistências e segundo Pinto da Costa já assegurou o seu lugar na pré-época do FC Porto. Foi uma época produtiva para o médio brasileiro com 10 golos e 5 assistências e parece ter convencido os dirigentes da SAD. Também Josué esteve em grande com uma assistência que valeu a passagem à final da taça da Turquia e no penúltimo jogo da liga voltou a marcar, desta vez de penalty (à Panenka), dando a vitória ao Bursaspor. Um problema a resolver também para a próxima época, entre o seu "portismo", qualidade e o seu alto valor de mercado, iremos ver o que falará mais alto. Em Itália, Varela marcou o seu último golo na jornada derradeira da Série A, terminando assim uma temporada cinzenta para o extremo.
Outras Ligas: Rúben Alves, com o campeonato mais que decidido no Famalicão, fez os primeiros minutos a titular desde há muitos meses e até marcou. Qual o valor deste jovem ou o porquê de estar num empréstimo tão pouco rentável, só a SAD e Alexandre Pinto da Costa (o seu empresário) o saberão. Por fim, no Brasil, Walter manchou a sua exibição frente ao invicto Goiás com uma expulsão no mínimo bizarra.

Para breve e após o término de todos os campeonatos europeus, será feita uma análise aos desempenhos de todos estes jogadores, com estatísticas mais detalhadas, tentando lançar alguma luz sobre a rentabilidade dos empréstimos do FC Porto. Vejam como ficaram os números finais da época para a maior parte dos jogadores emprestados do FC Porto e as (muitas) imagens dos melhores momentos:



Assistência de Josué (5:59):

Panenka de Josué (2:30):

Golo de Otávio e Assistência de Sami:
Assistências de Carlos Eduardo:




Golo de Varela:

Assistência e Golo de Tiago Rodrigues:

Assistência de Tozé:

Expulsão de Walter:

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

0 comentários:

Postar um comentário