Agora que as competições nacionais acabaram, é altura de fazer um pequeno balanço daquilo que foi uma época difícil e que na minha óptica, foi uma época fraca face àquilo que o FCPorto costuma fazer.
Corria ainda o Verão de 2009 quando foi noticiado que Lucho González tinha sido vendido ao Olympique de Marselha ... este foi, penso que na opinião de todos, o momento fulcral do falhanço da época.
Não é possível começar uma nova temporada sem encontrar um jogador do calibre do Lucho capaz de entrar na equipa e render, como ele fazia. Isto para não falar do seu estatuto de "líder", mil e uma vezes superior a Bruno Alves, que sinceramente, como capitão deixou muito a desejar.
Para substituir Lucho, chegou Belluschi. Evidentemente, o novo reforço não tinha de longe as características de El Comandante e a equipa ressentiu-se disso. Ainda antes de ir embora, o argentino recomendou um compatriota, dizendo que a única diferença é que esse mesmo jogador era melhor, tratava-se de Javier Pastore que mais tarde assinou pelo Palermo por 8 milhões de euros. O FCPorto comprou 50% do passe de Belluschi por 5 milhões. Dá que pensar.. mas para isso, aconselho a lerem (ou relerem) este post.
Como não poderia deixar de ser, o caso do túnel. Quer se queira, ou não, este campeonato irá ficar marcado para sempre pelo caso do túnel. Não quero com isto desculpar a má época do FCPorto, mas que é facto que prejudicou muito, isso prejudicou. Perdemos Hulk e Sapunaru, embora o romeno não fosse um jogador que jogasse regularmente, o brasileiro era, e é! Pelas características do "incrível", não tenho dúvidas em dizer que poderia ter resolvido jogos em que as condições eram propícias ao uso do seu poder de explosão.
A questão táctica. Durante muito tempo, pareceu-me evidente que perdemos alguns pontos por causa da teimosia táctica do mister Jesualdo Ferreira. Com as características dos seus jogadores e com o plantel que tinha à sua disposição, sempre me pareceu que o 4-4-2 fosse mais aconselhável. Nos últimos jogos do campeonato, depois do regresso de Hulk as vitórias foram constantes, algumas até com goleada. Deixo-vos a pensar o que teria sido se fosse assim desde o início, talvez nesta altura estivessemos a festejar o penta...
Fica aqui esta pequena reflexão, com certeza haveria muito mais a dizer mas o que lá vai, lá vai. É importante agora, encontrar o mais rápido possível o novo treinador, para o caso de não continuarmos com o Professor e começar a preparar a próxima temporada com um plantel remodelado e com capacidade para vencer o campeonato e ir longe na Liga Europa.
Home
Resumo de uma época... fraca
Resumo de uma época... fraca
escrito por Emanuel
|
colocado em: quarta-feira, maio 19, 2010
|
7
comentários
Mística do Dragão
Comente os nossos artigos e contribua com a sua opinião.
Grande análise parceiro de Blog :)
ResponderExcluirConcordo com tudo! E olha que esse tema do 4-4-2 deixa-nos a pensar, de facto...
O artigo diz tudo e apenas há uma coisa com a qual não concordo mas de momento não vou abordar o assunto, até porque tenho aqui outras noticias mais interessantes.
ResponderExcluirO sapo diz que não sabem qual é o clube, deve ser para rir:
http://desporto.sapo.pt/futebol/artigo/2010/05/20/pj_constitui_arguidos_nove_adept.html
Mas depois de esta no inicio da época já não deve ser difícil saber qual será o clube em questão.
http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=1879ea25-ed3a-462e-b1ab-8e6b4f71169b&idCanal=00000280-0000-0000-0000-000000000280
E já agora acrescentar este bonito texto, que serve para contrariar um pouco aquela de ontem de que o benfica por onde passa arrasta mutlicoisas.
ResponderExcluir"Na tarde de terça-feira estavam vendidos apenas 12 mil dos 60 mil bilhetes disponíveis para o Gillette Stadium, palco do encontro desta madrugada (1h em Portugal ). Os ingressos custam entre 40 e 100 dólares.Também os responsáveis por um jantar com sócios e adeptos marcado para quinta-feira se queixam de pouca procura. «Como o Benfica é campeão, devia estar mais pessoal. Esperávamos melhor», diz Armando Ferreira, presidente da Casa do Benfica de Fall River, numa altura em que restam 150 dos 500 bilhetes postos à venda."
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJoão Inocêncio de Vale e Azevedo Calabote, texto engraçado que colocaste aí.
ResponderExcluirAgora, já que o fizeste eu vou dizer o que acho. Na minha óptica, continuam a fazer do Benfica um clube que ele já não é... depois ficam surpreendidos com estas coisas.. eu não fico.
O mais engraçado é que vêm com a lenga-lenga do "maior clube do mundo"... pois o maior clube do mundo não enche o estádio do New England Revolution ... imagino se fosse um Real Madrid, quase não havia gente na bancada :))
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir