Uma boa e uma má(?) notícia


OFICIAL: Pedro Emanuel na Académica
Deixa de ser adjunto de André Villas-Boas, no FC Porto, e abraça primeira aventura como treinador na I Liga

A Académica comunicou que Pedro Emanuel é o novo treinador da equipa.

Os estudantes confirmaram a contratação do adjunto de André Villas-Boas no FC Porto através site do clube.

Pedro Emanuel será apresentado nesta quarta-feira, altura em que se deverão ficar a conhecer os contornos do contrato do novo técnico. Antigo defesa de Marco, Ovarense, Penafiel, Boavista e FC Porto, Pedro Emanuel, de 36 anos, abraça a primeira aventura como treinador na I Liga.

Antes de ser adjunto de André Villas-Boas, tinha orientado os juvenis do FC Porto, com os quais se sagrou campeão nacional.

in MaisFutebol

____________________________________________________________


Esta é, supostamente, a má notícia dos últimos dias. Digo supostamente, porque o que para mim pode ser negativo, para vocês pode ser positivo. Sinceramente, não tenho opinião formada. O que sei, é o que todos sabemos - ou seja, Pedro Emanuel foi um bom jogador, um enorme capitão, e pelos vistos, um bom treinador (principal - não é fácil ser campeão no ano de estreia, ainda por cima nas camadas jovens - ou adjunto).

Esta saída poderá ter várias interpretações, mas julgo que não é altura para especularmos. Uma coisa tenho quase a certeza: foi uma decisão pensada e tomada em consonância com o clube e com toda a equipa técnica.

Agora, abre-se uma vaga. Já ouvi falar em Capucho, Paulinho Santos..sinceramente, também não tenho opinião formada sobre o assunto, pois pouco ou nada acompanhei da carreira destes dois ex-jogadores. O que é que vocês acham?

Pedro, felicidades! Um dia, certamente voltarás a esta casa! :)



OFICIAL: James renova com F.C. Porto até 2016
Cláusula de rescisão do jovem colombiano sobe dos 30 para os 45 milhões de euros.

James Rodríguez prolongou a sua ligação ao F.C. Porto até 2016 e viu a cláusula de rescisão aumentada de 30 para 45 milhões de euros.
A informação foi divulgada pelos dragões à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) na noite desta segunda-feira.

O jovem colombiano, de apenas 20 anos, tinha contrato até 2014. Durante a tarde, o representante de James Rodríguez adiantara ao Maisfutebol que James vai «permanecer no F.C. Porto apesar do forte interesse demonstrado por alguns clubes, com o Nápoles em destaque.


in MaisFutebol

____________________________________________________________


Esta - claro - é a boa notícia. O que nem por isso faz dela incomum, pois já estamos algo habituados a estas renovações-relâmpago por parte de uma estrutura directiva que raramente dorme. Veja-se o caso de Hulk, que renovou contrato (pela primeira vez) quando estava suspenso pelo caso do 'Túnel da Luz'.

30 Milhões - antigo valor da cláusula de rescisão de James -, como se pode ver com Falcao, hoje pode ser muito mas daqui por um ano (ou talvez menos), pode ser pouco. Com 45 M€..ficámos todos mais descansados.

James, que nos dês muitas alegrias e que espalhes a tua classe, tal qual fizeste em Toulon! :)

A propósito..deixo uma questão no ar. James chegou do Banfield com muitos jogos nas pernas, uma equipa da 1ª metade da tabela no intenso campeonato Argentino, que disputa a Libertadores, etc.
 O que quero com isto dizer, é que para aquela fase inicial em que James nem convocado era, não "conta" a desculpa de que o jogador veio de um Campeonato mais fraco, que precisou de ganhar força física, etc. 

Creio que James estava em condições para actuar pouco tempo depois da sua chegada.

Agora, a pergunta que deixo é: sabendo Villas Boas da classe e do talento deste jogador, será optou por preservar James mais para o final da época, já perspectivando a sua evolução, e com receio de acontecer o mesmo que aconteceu com Anderson (não a lesão, mas sim a transferência prematura)?

Que dizem? :)


 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

5 comentários

  1. Boa nota sobre o James.
    Um talento em formação, que devera dar muitas alegrias desportivas e depois como tantos outros, a final alegria financeira...
    Resguardado pois ainda é "pequeno" e muitos que chegam da A. Sul demoram a ajustar ao futebol que por aqui se joga

    ResponderExcluir
  2. Sobre o James é claramente uma boa notícia. Foi muito bem trabalhado este ano, lançado aos poucos e quando tinha que ser lançado e acabou a época em grande (com assistências e golos) conforme vimos quer no campeonato, quer no Jamor, quer no Torneio de Toulon.

    Quanto ao Pedro Emanuel, sendo uma boa notícia para ele, é claramente uma má notícia para o nosso balneário. Não duvido que muito daquelas «conferências milagrosas ao intervalo» tivessem um pouco do dedo dele. Mais que isso, era vê-lo durante os aquecimentos do Porto a fazer exercícios específicos com os defesas, algo que nunca tinha visto. Perde-se uma voz de comando no balneário (espero que a possamos substituir da melhor maneira, para já fala-se no Capucho e no Paulinho Santos ...) e espero que se ganhe um bom treinador para o futebol português (apesar de poder tirar pontos ao Porto durante o campeonato) porque durante estes anos o Pedro Emanuel foi uma pessoa a quem ganhei estima.

    Já agora, foge um pouco ao tema mas não podia deixar passar o desagrado com que encaro mais uma má notícia do nosso clube em relação ao aumento de quotas.

    ResponderExcluir
  3. http://ensaiosdelucidez.blogspot.com/

    Um novo espaço de reflexão e Livre intervenção.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou um bocado old school nesse aspecto que falaste do James. Não vejo que os treinadores façam isso propositadamente. Essa situação que falas do James não ter sido logo utilizado e só ter sido no fim da época para preservar o jogador faz-me uma confusão dos diabos. É isso e dizerem que o Cebola foi utilizado só para ganhar valor de mercado, quando o que estava em jogo era uma final da Liga Europa. Custa-me pensar nessas coisas como sendo verdade e espero que não sejam.

    Acho que o treinador mete os jogadores a jogar pela qualidade que exibem no treino e pela confiança que lhe transmitem. Quero acreditar que tem que ser assim e não através desses jogos de previsão do futuro.

    ResponderExcluir
  5. Eu não vou muito nessa teoria do James ser preservado. Preservado sim, foi mas não por uma questão de mercado. A verdade é que pouco vimos do James, tirando o jogo com a Sampdoria em que ele foi titular, agradou mas pouco mais. Lançar um miúdo com um potencial destes logo, logo, logo podia ter custado caro. Mas não custou, foi trabalhado e eis o diamante em bruto que temos para os próximos anos. O Anderson também andou meio ano na equipa B, se bem se lembram. E espero que o Iturbe também passe pelo mesmo processo de não ser logo lançado às feras.

    ResponderExcluir