Rio Ave x F.C. Porto

Jogo morno como seria de esperar, mas interessante por ser contra um adversário do nosso campeonato, ainda que não do nosso nível.

Com Moutinho a capitão, e em grande nível, o Porto entrou forte, fortíssimo mesmo, literalmente esmagando o Rio Ave e foi com facilidade que chegou ao 1º golo, pelo inevitável Kléber, que antes já havia mandado uma bola ao poste, após boa jogada de Varela. É quase criminoso que este rapaz vá passar tanto tempo no banco, mas a realidade é que à sua frente está... Falcao.

O 2º golo chegaria pelo novo capitão, de canto directo, a aproveitar o forte vento que se fazia sentir. A partir daí o jogo acalmou, com o Porto sempre mais perto da baliza adversária mas sem criar grandes oportunidades.

Foi preciso uma total desatenção de Fernando, a fazer lembrar o fim da época passada, para que o Rio Ave chegasse ao golo, através de grande penalidade. Ao contrário de um senhor alemão que estava com dores de barriga, este percebeu que um jogo amigável tem o objectivo de ser um treino e não expulsou Bracalli, que diga-se, não fez uma única defesa.

A 2ª parte trouxe um jogo monótono, muito devido às muitas trocas por parte dos dois treinadores, ainda assim uma nota para o belo golo de Kléber após uma grande arrancada de Fucile, hoje a lateral-esquerdo.

Sem ninguém dar por isso, o Porto entrou em campo sem algumas das suas maiores estrelas, casos de Hulk, Falcao, A. Pereira, Helton e Guarin, que seriam apenas titulares em qualquer equipa deste campeonato e de muitas equipas do mundo. A somar a essas ausências, podemos ainda juntar a de Belluschi, a recuperar de uma lesão, e de James Rodriguez, que foi chamado aos sub-20.

Ainda assim, o nosso 11 foi muito superior ao do Rio Ave. Um luxo, um verdadeiro luxo.

Destaques pela positiva:
  • Kléber: tem tudo para ser titular no futuro, e é claramente menos uma preocupação em caso de saída ou de lesão de Falcao. Mais 2 golos para a conta.
  • Fucile: cheio de gás, tanto a atacar como a defender. Quando não lhe dá as paradinhas cerebrais, é dos melhores laterais que para aí andam. Duas assistências para golo.
  • Moutinho: não sou um fã incondicional, mas a braçadeira fica-lhe bem. Bom golo.
  • Castro: foi capitão na 2ª parte, e jogou muito bem. Não falha passes, bem a defender, bem a atacar. Vale mesmo a pena dar 13 milhões pelo Danilo?
  • Christian: um puto com muito futebol nas botas. Ganhou várias vezes a linha, quase marcou e foi um perigo à solta. Bem melhor que um tal de... Djalma.

Destaques pela negativa:
  • Fernando: se quer sair, que saia, senão convém começar a acordar para a vida.
  • Souza: tendo em conta que o Castro voltou a ser capitão, não me espantava que fosse dispensado. Passes falhados, muito preso à bola e muito lento a decidir.
  • Walter: falhou 2 ou 3 passes e sofreu 2 faltas não assinaladas. É terceira opção para o ataque e não fez absolutamente nada que fizesse alguém pensar de outra forma...
  • Kelvin: tem técnica, mas está muito tenrinho. Tem potencial, fazendo lembrar o Carlos Alberto, e se não tiver sucesso ao menos não custou 13 milhões...

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

9 comentários

  1. Quando vi esta foto, lembrei-me e pôs-me a procura no blog, do post quando o kleber chegou ao Porto porque na altura tinha gostado da analise que se tinha feito ao jogador e curiosamente este foi dos poucos blogs que assiduamente vejo que elogiou o kleber e pelos vistos foi aquele que mais acertou ! Como mencionado, é o um crime por este rapaz no banco, tem um faro de golo incrível, ao contrario de Walter que eu não percebo como é que não lhe começam a passar multas por cada kilo acima do permitido...

    ResponderExcluir
  2. Castro é um motivo de orgulho para nós, é português e acredito mesmo neste jogador, acho que tem tudo para ser no futuro um médio de topo. Aquela garra representa o típico jogador à Porto que dá gosto ver. Quanto a Moutinho, é preciso conseguir ver o lado técnico da coisa para perceber o papel dele, acho que é dos jogadores mais importantes e influentes na nossa maneira de jogar. E graças às suas compensações do sobe e desce salvou o Fernando muitas vezes, esse sim, subscrevo o que foi dito... um desastre

    ResponderExcluir
  3. Permite-me discordar contigo em dois pontos. Primeiro não penso que christian tenha estado melhor que djalma e segundo não se pode crucificar o fernando pois quem tem obrigação de fazer o jogo num pontapé de baliza é quem o bate e não pode passar a bola a alguém que está de costas para os adversários e que está (sem saber) com dois avançados à perna, a culpa do golo é dividida entre o bracali e o Fernando já que este podia ter atrasado a bola novamente ao GR.

    Acho que o djalma este muito bem, é rápido, é experiente e tem excelente técnica e leitura de jogo embora simplesmente NÃO saiba rematar. O Christian é bom mas é tão bom como Kelvin, com esta idade não dá para ver e além de ser mais forte e mais técnicista penso que o Kelvin só perde para o Christian em velocidade e vi-o mais a ajudar na defesa que o Christian. Mas são dois pés esquerdos com um potencial fortíssimo!

    Essa questão dos 13 milhões assombra toda a gente mas talvez mais tarde dê para perceber que o rapaz tem muito potencial. O FC PORTO NÂO CONTRATA PARA INGLÊS VER ! Como dizem as palavras do mística: RIGOR e COMPETÊNCIA.

    Prevejo mais uma grande época. Saudações portistas

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o essencial. Pelo que vi ontem, já mostramos um entrosamento e um entendimento colectivo bastante agradável. Individualmente, de facto o Kleber é reforço.

    Quanto aos outros, espero para ver.

    Em relação aos 13 Milhões de que tanto falas..não creio que o Danilo tenha sido caro. Foi, isso sim, um jogador pelo qual o nosso clube pagou um valor ao qual nós não estamos acostumados. Como já alguém disse, e bem, é preferível dar 13M€ por um bom jogador do que 3 + 4 + 5 por 3 medíocres. E, sim, Danilo É um jogador de muita qualidade.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Haha, estou a ficar obcecado com os 23 milhões do Danilo Santos :D

    Mas acho que estamos com uma equipa, e banco já agora, absolutamente fantásticos! Vamos acreditar que o Vitor tem mãozinhas para tanta qualidade.

    ResponderExcluir
  6. André nos destaques pela negativa faltou o Bracalli e aquele passe a queimar o colega no lance do penalty qd deveria ter chutado para a frente e o Sapunaru que é do uma inércia exasperante.
    Não concordo com os destaques negativos ao Kelvin nem ao Souza tiveram bem melhor que os jogadores que referi acima.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Ah esqueci me de outro: Djalma é péssimo não tem a minima qualidade para ser jogador do FCP.Jogar no Marítimo não é a mesma coisa que jogar no Porto

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O árbitro não foi como o alemão mas mesmo assim já vai em 2 jogos de pré-época em que ficam penaltys por assinalar a nosso favor. Um mau prenúncio.

    Quanto a tudo o que se disse em relação ao jogo, nada tenho a acrescentar, apenas acho que o Souza não deva ser dispensado mas apenas utilizado na sua posição. Ele não é número 6 e claro que a jogar aí se prende mais.

    ResponderExcluir