[Liga dos Campeoes de Andebol] FC Porto 27-31 THW Kiel


Dia 12 de Outubro de 2013, uma data a recordar por parte de todos os portistas. Estreia do Dragão Caixa em provas europeias de andebol. Um ambiente fantástico para receber talvez a melhor equipa do Mundo da modalidade (seguramente uma do "top-4" (PSG, Hamburgo, Barcelona e Kiel).

Desinibidos e sem nada a perder, querendo mostrar-se à grande monta europeia, os jogadores do FC Porto fizeram um jogo tremendo, principalmente no primeiro tempo, foram dos melhores 30 minutos que vi uma equipa do FC Porto fazer. É certo que o Kiel não veio com a "carne toda no assador" mas ninguém e repito, ninguém consegue retirar mérito ao FC Porto pelo jogo feito. O equilíbrio foi a nota dominante no primeiro tempo com diversas alternâncias no marcador. O FC Porto esteve na frente, por mais que uma vez, por 3 golos de diferença mas não conseguiu gerir bem essa vantagem e o Kiel aproximou-se. No final da primeira parte era justa a vantagem portista, muito por culpa de um jogador, de seu nome Gilberto Duarte que aproveitou muito bem o facto de jogar sem pressão e ficou, certamente, na retina de alguns clubes da elite europeia do andebol que passarão a seguir a sua carreira mais de perto. Nota também para as exibições de Hugo Laurentino e Mick Schubert nos primeiros 30 minutos.

Os primeiros minutos do segundo tempo foram "fatídicos" para as ambições do FC Porto, em 10 minutos, os portistas apenas marcaram por duas vezes e isso permitiu ao Kiel uma vantagem "segura" no placard. Mas o FC Porto conseguiu recuperar, com uma grande variedade de defesas de Alfredo Quintana e pela rápida reposição da bola no ataque que permitiu manter o suspense do desfecho até perto do final. A derrota por 4 golos de diferença é um "prémio" para o FC Porto que se bateu muito bem e vendeu cara a derrota, certamente que o Kiel não esperava tantas dificuldades como as colocadas pelo FC Porto.

A exibição dos dragões foi elogiada por toda a gente e de certeza que os adeptos que viram o jogo ao vivo e através da TV ficaram orgulhosos pelo trabalho realizado neste encontro.

A experiência do Kiel foi determinante para o desfecho, estamos a falar dos melhores andebolistas do Mundo que jogam na melhor liga do Mundo, quanto ao FC Porto a falta de experiência e a ausência de algumas peças fundamentais fazem com que haja pouca rotação, o melhor 7 de momento joga, quase sempre, cerca de 35/40 minutos por jogo. Ninguém é de ferro. Precisa de mais soluções. Como se não bastasse a malapata das lesões continua por isso deixo aqui o meu voto de rápidas melhoras para o Hugo Rosário, espero que a lesão não seja tão má quanto pareceu.

Nota também para o público que foi incansável no apoio durante os 60 minutos de jogo e alvo de elogios por parte de Alfred Gislason, treinador do Kiel.

Não é todos os dias que recebemos alguns dos melhores do Mundo e termos dado esta réplica só faz de nós merecedores de estarmos presentes mais vezes na Liga dos Campeões de Andebol.


Texto escrito por Rui Saldanha, a quem a Mística do Dragão agradece imenso pela sua colaboração.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

0 comentários:

Postar um comentário