Vítor Baía e a nossa comunicação social

Há uns dias atrás, estas declarações de Vítor Baía andaram de boca em boca:

«Se a carreira que fiz tivesse sido feita no Benfica ou no Sporting, a repercussão teria sido outra».

Dito desta forma, foi um festival de interpretações interessantes: algum rancor, talvez pelo facto de ainda não ter sido organizado um jogo de despedida / homenagem, alguma mágoa por ter saído da administração do clube, ou simplesmente a procura de apoios para uma candidatura à presidência da FPF. Ou seja, um bom assunto para vender jornais.

Dias depois, Baía esclarece que as declarações foram "incrivelmente descontextualizadas", e que inserem-se neste contexto:

"teria outra projecção se tivesse jogado num dos clubes da capital, porque esses clubes gozam de um tratamento bem diferente do que merece o F.C. Porto".

O que quis Baía dizer com tratamento diferente? Simples. Vamos usar imagens para explicar.

Estas são as capas dos três jornais desportivos no dia 25 de Outubro de 2010, uma 2ª feira depois de ocorrerem três jogos no dia anterior, Sporting 1 - 0 Rio Ave e Portimonense 0 - 1 Benfica:

Comparemos então com as capas dos três jornais desportivos no dia 26 de Outubro de 2010, uma 3ª feira depois de ocorrer um único jogo no dia anterior, o F.C.Porto 5 - 1 Un. Leiria, um jogo com 6 golos e uma exibição fantástica de Hulk, Falcao e Varela (Hulk regista então tem 8 golos em 7 jogos do campeonato):

Se as capas não são concludentes, é só imaginar o cenário de o Benfica ter ganho por 5 a 1 ao Leiria no único jogo do dia anterior, e os jornais 'a Bola' e 'Record' fizessem capas exclusivamente sobre jogadores do Porto e do Sporting; o inferno congelaria, de certeza. É bem mais fácil ao Hulk marcar cinco golos de bicicleta em 20 minutos, do que figurar na capa dos jornais desportivos 'a Bola' e 'Record'.

Bem, parece que o Vítor Baía tem razão. Fica já o aviso ao leitor: se, daqui a 10 anos, o Hulk queixar-se que se "a carreira que fiz tivesse sido feita no Benfica ou no Sporting, a repercussão teria sido outra", não se preocupe que ele não está chateado com o F.C.Porto. É apenas mais um produto do valente esterco que é alguma "comunicação social", mais concretamente alguns jornais (alegadamente) desportivos.


Nota: "Vítor Baía e a nossa comunicação social" também é um post original no Foi Penalti.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

2 comentários

  1. Amigos e colegas, criamos um video que mostra mais uma das verdades do futebol português, e estamos a começar uma petição, para recebermos o Benfica no Dragão com flores e beijinhos.

    Gostávamos de contar com o vosso apoio para a divulgar.

    Porque acreditamos que se formos muitos, vamos conseguir envergonhar e colocar ao ridículos, todas as ultimas atitudes do Benfica...

    http://www.bestoffutebol.com/2010/10/autocarro-do-benfica.html

    ResponderExcluir
  2. Nao gosto muito do jornal A Bola, mas a verdade e´ que no porto destaca os azuis-e-brancos. hoje fui ver os jornais e a bola destacava o moutinho que ia ser poupado no proximo jogo... mas claro no geral so veem vermelho e verde a frente.

    Os benfiquistas dixem que o jogo e financiado pelo fcp e n sei o ke por aparecer muitas vezes em destaque, mas se virmos, este e o jornal mais neutro.

    cumps
    D.Campos

    http://fcporto-1893.blogspot.com

    ResponderExcluir