Hoje fui ao Dragão

E só me levantei da cadeira para vir embora. Há muito tempo que não me lembro de isto acontecer. Hoje vi o Porto a jogar à Jesualdo. Não creio que seja caso para alarme, porque meia equipa está com a cabeça em Londres, Madrid, Roma...e pronto, isso nota-se em campo. E muito.

A verdade é que hoje, tal como na semana passada em Guimarães, jogamos pouco. Muito pouco mesmo.

Entramos praticamente a perder no jogo. Hugo Vieira (um grande jogador..) aproveitou a desconcentração de Sapunaru, roubou-lhe a bola e foi até sofrer penalty. Limpinho. Otamendi devia ter ido para a rua, claramente..até o portista mais doente é capaz de o admitir.


Helton quase defendia, mas ficou-se pelo quase.






Sem jogar muito, lá chegamos ao empate. Não vou dizer se é ou não penalty porque no Estádio estava muito longe e ainda não consegui ver o lance na TV. Deixo isso para a caixa de comentários..

O jogo continuou morno, morno demais. O último jogo que tinha ido ver ao Estádio tinha sido o Porto - Villarreal..pois, secalhar sou eu que estou mal habituado.

Da mesma forma que chegamos ao empate, ou seja, sem saber muito bem como, lá chegamos à vantagem. Sapunaru, à 375ª descida à área contrária numa bola parada..lá marcou! Grande!

Depois, pronto, não há muito para contar. Hulk marcou um grande golo no início da etapa complementar e o jogo ficou-se por aí. Não gostei nada de ver os jogadores do PORTO a queimar tempo, em casa, contra o Gil Vicente..mas vá, siga para notas.

NOTAS INDIVIDUAIS

+ Souza: o melhor em campo. Cortou e distribuiu. Algumas vezes trapalhão, mas nada comprometedor. Gostei do que vi. Defensivamente, ainda não é um Fernando..mas para lá caminha. Muito bem no capítulo do passe.

+ Fucile: outra grande exibição. Sei que o Sapunaru não merece sair da equipa, mas..Fucile muito menos. Quando Àlvaro voltar a ocupar a sua posição (e acho que isso vai acontecer já no próximo jogo), o Uruguaio vai passar para a direita, e o Romeno, invariavelmente, vai ter de sentar...



- Moutinho e Guarín: muito abaixo do nível a que nos habituaram. Moutinho perdeu imensas bolas que não costuma perder. Ofensivamente também foi praticamente nulo. Quase o mesmo se aplica ao Colombiano..parece-me ainda muito preso de movimentos, e hoje só mandou uma daquelas "banjas" ás quais nos habituou! We miss your "banjas" Guaro!!

- Varela: não sei bem o que dizer. Quando a fase é má, tudo corre mal. Mas no caso de Varela corre mesmo TUDO, tudo mal. Mas quando digo tudo é tudo mesmo. Ou não domina, ou adianta de mais, ou vai para o lado errado, ou consegue (finalmente) fintar o adversário e depois o cruzamento sai mal..incrível. Jogar com Varela ou jogar com um a menos, hoje seria quase a mesma coisa. Lamento dizer isto mas é a realidade. Volta rápido, James...

Foi um daqueles jogos que a opinião unânime é que "não jogamos nada, mas pronto, lá ganhamos". E, no fim de contas, é isso que interessa. Como diz um amigo meu, não há Ópera em Agosto.


Assim se fazem campeões!

P.S. - Pelos vistos, Vítor Pereira teceu umas "considerações" sobre o Jesus no final da partida..talvez demasiado agressivo, digo eu.



P.S. II - 43 mil numa sexta feira de Agosto..é muito bom!


 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

9 comentários

  1. Já com o Peñarol não me tinha entusiasmado. E hoje foi igual. Se compararmos com o 3x0 ao Beira-Mar na época passada as diferenças são evidentes, mas também a motivação de muitos jogadores.

    Acho que só vamos começar a jogar mesmo bem depois do mercado fechar. Até lá, já somamos 6 pontos e o Hulk já é o artilheiro.

    Mas que há muito a corrigir e melhorar ....

    ResponderExcluir
  2. P.S.: A cara do Varela até no festejo do golo diz tudo da exibição dele.

    ResponderExcluir
  3. Esqueceste-te de dar nota positiva ao Belluschi. Entrou rápido, com vontade de por o Porto ao ataque, deu a jogar, desmarcou-se, cortou. O Guarin que não se ponha a pau e com a cabeça no jogo que perde o lugar.
    Temos o velho Belluschi de volta pessoal!

    ResponderExcluir
  4. Bem lembrado Polppa, bem lembrado..neste momento, entre Guarín e Belluschi, acho que prefiro o Argentino!

    ResponderExcluir
  5. Por amor da Santa não comecem com comparações em relação à época passada,não serve para rigorosamente nada a não ser desconcertar sem necessidade.Não há jogos iguais,não há épocas iguais.O ano passado foi o ano passado,este ano é este ano.Ponto.

    André,espero que ao menos te tenhas levantado para o hino,coisa que pouca gente faz e não percebo porquê.
    Já agora,é uma coisa que podia melhorar nos adeptos,e isso tanto faz se estão em pré-época ou não.Levantar-se e esticar bem o cachecol,no mínimo

    Não desvalorizo tanto uma das melhores coisas do jogo: reviravolta supersónica.Podia tornar-se bem complicado e o Porto resolveu num instante.Foi de penalty e canto...sim,e?"Lá chegou ao empate" "Lá marcou..." Teve que fazer alguma coisa por isso,não foi o Gil que pôs a bola dentro da baliza,de certeza.
    Entramos muito bem na segunda parte,grande golo,e desligou.

    É isso que critico.A par das crateras na defesa e da gritante falta de ideias.

    É cedo.Estamos a ganhar.Calma.Há jogadores importantes que,ou chegaram há pouco,ou ainda nem chegaram.Outros caminham para a melhor forma física.As coisas vão ao sítio,temos tudo para isso.

    ResponderExcluir
  6. A. Luísa, na altura do hino de facto estava de pé..mas a sprintar para entrar para o Estádio. Cheguei em cima da hora e entrei já com o jogo a decorrer.

    Não comparei nada com a época passada, apesar de ter a noção que é fácil caír nesse erro. Simplesmente constatei a nossa fraca qualidade exibicional e de ideias, e que tu, pelo que disseste, concordas.

    Ok, não foi o Gil que marcou golos na própria baliza para a reviravolta..mas tu percebeste o que quis dizer.

    Penso que deixei bem claro que ainda é cedo, ainda há jogadores a chegar e muita margem para melhorar. Resta-nos dar tempo ao tempo e .. ir ganhando.

    ResponderExcluir
  7. As equipas crescem a ganhar.

    Mesmo quando, como foi o caso de hoje, a exibição ficou muito abaixo dos mínimos que se exigem e se esperam, de uma equipa com as responsabilidades da equipa portista.
    Entrando trapalhão, complicativo, errando e perdendo a bola em fase de transição, o que que deixava a equipa desequilibrada e à mercê dos contra-ataques de um Gil Vicente atrevido e a jogar bem, o F.C.Porto onde à gente que parece jogar com o telemóvel no bolso, ficou cedo a perder e mesmo depois de dar a volta, Hulk de penalty e Sapunaru em canto de Hulk, nunca foi mandão, nunca controlou e se foi para o intervalo a ganhar, foi porque a equipa de Barcelos desperdiçou, pelo menos um golo feito.
    Na etapa complementar a equipa de Vítor Pereira melhorou, mas não muito.

    Apesar de ter conseguido o 3-1 cedo e com essa vantagem, poder gerir de outra forma o jogo, voltamos a não encontrar as melhores soluções, a perder bolas fáceis, a ser poucos esclarecidos e discernidos na construção e se de vez em quando colocavamos o Gil em situações de perigo, era sempre através de Hulk, que mesmo não estando ainda na melhor condição física, é o único capaz de dar safanões no jogo e deixar as defesas em pânico.
    Ganhamos e como disse no título do post, as equipas crescem a ganhar e nesta altura, em que as indefinições ainda são muitas, ainda não há conjunto, boa ocupação dos espaços, preenchimentos correctos entre linhas e boa condição física, conquistar os três pontos é fundamental. Permite encarar o futuro com alguma tranquilidade, até porque o próximo jogo para o campeonato, não me canso de dizer, o principal objectivo da época, já é em Setembro e aí quem cá fica, de boa ou má cara, já sabe que tem de dar o litro e ter a "tola" no lugar, caso contrário tem dois prejuízos: não joga, se não joga não brilha e sem brilho, nem ao F.C.Porto interessa.

    O melhor e decisivo, foi Hulk. Dois golos e uma assistência, numa exibição boa, apesar e como referi, o Incrível ainda não estar na planitude da sua condição física.
    Os mais fraquinhos, foram Sapunaru, apesar do golo e porque cometeu vários erros primários e Varela, que teve variadíssimas situações de um para um, nunca desequilibrou e nas poucas vezes que o conseguiu, o cruzamento saiu quase sempre mal.
    Que se passa com o Drogba da Caparica?

    Notas finais:
    Cerca de 44 mil espectadores, uma excelente moldura humana e que nunca regateou apoio.

    Ao ouvir o treinador do Gil Vicente, depois do que ouvi de Manuel Machado e do bronco que treina o Benfica - tem direito a um capítulo à parte -, fiquei com uma certeza: é permitido derrubar jogadores dentro da área... Até ao dia que um árbitro não marcar um lance desses a favor dos citados, aí o discurso vai mudar, ai se não vai!

    Disseram a um bronco para falar do penalty marcado a favor do F.C.Porto no domingo passado. O bronco falou, mas como bronco é bronco ou entra mosca ou sai asneira. Saiu asneira e o bronco, ao querer tocar no mérito da vitória portista, teve a resposta, forte, contundente, onde mais lhe toca, no ego. Vítor Pereira lembrou ao bronco que o F.C.Porto ganhou com um penalty que só ele e o amigo Machado não viram, mas em contrapartida o clube que o bronco treina, empatou um jogo que devia ter perdido se João Ferreira e o Ferrari tivessem, como deviam, ter invalidado o primeiro golo do clube do regime, obtido em fora-de-jogo. Mais, ao dizer que o bronco quando ganha o mérito é dele, mas quando perde as derrotas são dos jogadores, o treinador do Campeão passou a mensagem que é clara, conhecida de todos e a razão pela qual o clube da freguesia de Benfica teve de fazer uma limpeza no balneário: a grande maioria dos jogadores já não podiam olhar para a cara do mister chiclete.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. @ André

    «não há Ópera em Agosto» porque ontem (1) a maioria dos jogadores estava com a cabeça nos possíveis contratos que poderão "fazer" até ao final do mês de Agosto e (2) há jogo na próxima semana e o resultado já estava garantido.
    se gosto desta atitude? não. entristece-me. mas confio no nosso treinador para pôr o balneário em ordem.

    ps: eu sou um dos que se levanta e estica o cachecol ao ouvir o nosso hino. e até ao fim. ;)

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir
  9. Falta muita coisa a uma equipa, cujo maior adversário é ela própria. Com uma defesa e meio campo à procura de problemas, foi difícil o jogo fluir para uma frente onde Varela está ainda muito longe do que consegue, Kléber luta para esquecer e fazer esquecer o seu antecessor e Hulk igual a si próprio resolve, não falhando quando a equipa mais precisava dele. Venham mais jogos e diferentes pois este foi muito fraquinho e a jogar desta forma nem quero pensar no poderoso Barcelona.

    ResponderExcluir