O Sistema está de volta !

Talvez o slogan ficasse melhor assim.


Ontem assistiu-se a algo que só pode mesmo ser visto na nossa Liga. Teve de ser um árbitro amador a dirigir o jogo do clube prejudicado com 'o erro sistemático' devido à recusa dos árbitros de primeira categoria, por pressões externas.

Curioso será focar na palavra sistemático, visto que 'sistema' costuma ser uma palavra muito usada para os lados de Alvalade (ou talvez mais na Alvaláxia ... de outro mundo!).

Quando Dias da Cunha falava de forma .... sistemática, no sistema, após um início em que algumas pessoas se puseram do seu lado, toda a gente se ria dele. Achavam-no um lunático, um jornal desportivo aproveitou a deixa para criar um cartoon na última página, os sportinguistas viam em Dias da Cunha o que viram em Futre: tinham que o tirar dali o mais depressa possível porque só dava para a chacota.

Pois eis que, após o mito de 2007 em que um golo com a mão à 3ª jornada lhes tirou um campeonato (mesmo que mais 27 jornadas tivessem decorrido posteriormente), surge o mito de 2011 do erro sistemático: um penalty por assinalar e um golo mal invalidado (e uma expulsão ? Ah, não, isso era um jogador do Sporting ...), à 1ª jornada do campeonato, surge como um cataclismo que vai afastar o Sporting da luta pelo título.



O erro sistemático a que o Sporting está sujeito é a isto: a conversa do sistema acaba sempre por voltar. Passam anos e anos sem que o Sporting seja campeão (já para não falar nas figuras que tem feito na UEFA), passam investimentos avultados em jogadores como Tello, Pongolle, Torsiglieri ou Vukcevic que se revelam autênticos fiascos, passam treinadores atrás de treinadores sempre sem sucesso (ultimamente a moda também se tem alastrado aos dirigentes), passam eleições em que se prometem mundos e fundos mas os resultados nunca chegam a aparecer e as exibições continuam a ser sofríveis.

Mudam os intervenientes, mudam as ideias, mas o sistema volta sempre. Ou sob a forma de sistema, ou sob a forma de sistemático.
Mas volta. E o Sporting não sai disto.

P.S.: Tendo em conta que o juíz amador de ontem foi elogiado pela sua coragem, quer pelo Sporting, quer pelo Beira-Mar, será que agora todos os jogos da Primeira Liga vão ser dirigidos por amadores ?

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

1 comentários

  1. @ Petrov

    mas os jogos das duas primeiras divisões nacionais com cariz profissional são arbitrados por "amadores" ;)

    abraço

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir