O regresso do resgate

Na época passada o Futebol Clube do Porto foi à Luz resgatar o título do campeonato dos túneis que pertencia ao Sport Lisboa e Benfica. Foi a machadada final, campeonato entregue, PORTO CAMPEÃO NA LUZ.

Este ano, e apesar do Futebol Clube do Porto ser o detentor do título, não deixa de ser menos verdade que a ida à Luz poderá ser vista como novo resgate. Há 3 jornadas atrás o Benfica tinha 5 pontos de vantagem, a nossa velha conhecida comunicação social e a “massa” benfiquista proclamava uma caminhada, mais ou menos atordoada para o título. Ironia do destino, 20 jornadas depois está tudo a zeros entre Porto e Benfica. E se no ano passado demos a machadada final em plena Luz, este ano vamos lá com o objectivo de dar a machadada inicial.

Machadada inicial porquê? Porque até ao momento conseguimos fazer coisas boas nesta época, mas nunca fomos categóricos, nunca mostrámos sede e capacidade de mostrar que a liderança estaria bem entregue ao nosso clube. Se queremos ser um “campeão!” e não um vice-campeão ou no máximo um “campeãozinho” temos de ir à Luz mostrar competência, mostrar vontade de fazer ver a eles (Benfica) e a nós (Porto) quem manda neste campeonato. Vamos à Luz para resgatar a nossa dignidade e o nosso valor. É bom que a equipa esteja à altura e preparada para esta cruzada.

Amanhã é o momento ideal para, em pleno território adversário, alçar a perna e marcar território. Por muitos milhões de euros que estejam envolvidos, por muitos milhares de adeptos que estejam nas bancadas ou atrás da TV, por muito sapientes que sejam o humanos, isto é uma questão de reino animal, o Futebol Clube do Porto tem de avançar para marcar território e naturalmente fazer recuar os impulsos do rival. 

Prontos para o resgate?


O ambiente do clássico

- Selecções: Se estas viagens, minutos jogados e ausência dos trabalhos da equipa forem vistos como obstáculos que podem justificar um sub-rendimento da equipa, já fomos! Se forem vistos como dificuldades naturais em que ambas as equipas estão nas mesmas circuntâncias e aquela que souber reagir e superar melhor as dificuldades sairá vencedora, meio caminho andado para termos uma exibição vigorosa.

- Classificação: Entre o apito inicial e o apito final a cabeça não pode estar ocupada com hipóteses, se vencer fica com mais não sei quantos, se empatar fica sem golos fica igual mas com desvantagem, se empatar com vários golos fica igual mas em vantagem, se perder fica muito mal. Amanhã o Futebol Clube do Porto não está ali para conquistar 3 pontos, está ali para convictamente mostrar o seu valor e para em qualquer circunstância superiorizar-se ao seu rival. Doa muito ou pouco a procura pelo objectivo tem de ser incessante e não contagiada pelo rumo dos acontecimentos durante o jogo.

- Árbitro: O Proença é benfiquista, o Proença é competente, o Proença é isto ou aquilo… O Proença não pode nunca ser suficiente para deitar um VERDADEIRO Porto, concentrem-se naquilo que devem concentrar-se…

- Definir os ritmos de jogo: O Benfica é um clube que joga muito na intensidade ofensiva, o Porto tem sido uma equipa incapaz de dar maior velocidade ao jogo quando por vezes é gritante a necessidade de fazê-lo. É importante antes de recuperar a bola, manter a organização, empenho e rigor defensivo para bloquear a forma de jogo preferida do adversário e depois de recuperar a bola não iniciar a construção calmamente e com excessiva paciência, se a situação de jogo o pedir, metam velocidade e objectividade no lance! 

- Sensatez e controlo emocional, durante e depois do jogo. Já sabemos o que a casa gasta.

- Hulk: que venha ao de cima o que passou por causa do túnel da Luz, que venha de novo ao de cima os meses que ficou se jogar por causa da suspensa, que demonstre que o mau momento que atravessa está para terminar. Nós queremos um Hulk verde para conquistar os objectivos azuis-e-brancos! Um Hulk verdinho com tiques individualistas e de mimado não é suficiente. Por muito que me cause estranheza, Hulk é o capitão, Hulk terá de demonstrar amanhã liderança exibicional.

Frase da semana: Jesus: «FC Porto não melhorou muito com Lucho». El comandante tem a "palavra"...

O mister disse isto:



PS: O vencedor deste jogo (se houver) terá, no mínimo, luta por parte do Sporting Clube de Braga até ao final do campeonato. O vencedor deste jogo também terá de evoluir se quiser ter a qualidade e o valor que o Sporting de Braga apresenta neste momento. Tanto o Benfica actual, como o Porto actual estão abaixo deste Braga.


 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

0 comentários:

Postar um comentário