Regresso à normalidade...






Nos últimos tempos, o tema da crise passou para segundo plano. Durante o Euro 2012, os media trocaram  o Passos Coelho pelo Ronaldo e a troika pela seleção de Portugal.


Pois bem. Finda a nossa participação em mais um campeonato europeu de futebol, é altura de analisar o comportamento da seleção (plano geral) e de alguns jogadores (plano individual).


Na globalidade, a seleção esteve bem. Se compararmos com participações anteriores em competições organizadas pela FIFA/UEFA, podemos dizer que esteve até muito bem. Se olharmos para os resultados, concluímos que não fez mais do que a obrigação: passar a fase de grupos e ganhar à (muito acessível) República Checa. Além disso, sofremos golos em 4 dos 5 jogos e não marcamos qualquer golo em 2 deles. Este rácio de golos marcados e golos sofridos deve ser aprimorado.


No que aos atletas diz respeito, notou-se claramente que não há substitutos à altura dos titulares. No jogo de ontem, essa falta de opções foi preponderante para dar frescura à equipa. Por outro lado, o nosso adversário tinha no banco jogadores como Juan Mata, Cesc Fabrègas ou Fernando Torres. Nós tinhamos Rúben Micael, Miguel Lopes e Nélson Oliveira...


Do 11 base de Paulo Bento, sobressaíram jogadores como Miguel Veloso (menos pesado rende bastante mais), Fábio Coentrão (finalmente voltamos a ver o defesa/médio/extremo do Mundial da África do Sul), Pepe (um autêntico patrão, não só da defesa mas de toda a equipa), João Moutinho (cansa só de o ver correr!), C. Ronaldo (esteve mais perto do nível que apresenta no Real Madrid mas, ainda assim, tem capacidade para fazer mais e melhor) e Hélder Postiga (por mais limitado que seja, é, a meu ver, o melhor ponta de lança português).


Em suma, foi uma prestação mais mediática do que racional. É importante apoiar a seleção de todos nós e incentivar o espírito de grupo entre a comitiva. Contudo, não nos podemos esquecer que continuamos a ser das poucas seleções que participaram no Euro 2012 que não tem um único título.


Quem sabe, no Brasil 2014...

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

0 comentários:

Postar um comentário