Com James e sem James...



A terceira jornada da liga portuguesa, coloca os adeptos do FC Porto a experimentar os três "sabores" da equipa, um por jornada:
  • 1ª jornada, partida com o Gil Vicente: acredito e espero que vá ser o pior jogo do nosso clube no campeonato. Sem intensidade, sem dinâmica, sem agressividade, jogamos 10 minutos.
  • 2ª jornada, partida com o V.Guimarães: subimos as linhas, pressão constante no portador da bola, dinâmica interessante entre extremos, médios e laterais...foi um excelente jogo da nossa equipa.
  • 3ª jornada, partida com o Olhanense: um misto entre as duas partidas, onde tanto fomos "amorfos"M, como houve alturas onde encostámos o Olhanense "às cordas".
Olhando para o jogo de ontem, rapidamente se retiram três conclusões: a equipa, quando não tem Fernando, sobre muito. E, atenção, considero que o Defour fez um excelente jogo...Pelo contrário, o Fernando coloca em défice permanente o primeiro passo, tendo de baixar o Moutinho e/ou Lucho para iniciar o processo de ataque. O ideal seria ter o Fernando, com maior capacidade de "ter bola".

Com Danilo e Alex Sandro a equipa ganha maior capacidade de penetração nas alas, embora tenha de ter atenção aos espaços nas costas, tendo os centrais que estar permanentemente em compensações. Aliás o primeiro golo do Olhanense nasce de uma subida do Alex Sandro...

A terceira conclusão é a mais clara de todas: quando James decide jogar, não se escondendo do jogo e assumindo-o, torna-se influente e decisivo no jogo da equipa (na posição 10), tendo os defesas contrários de se preocupar com mais elementos no ataque tornando-o imprevisível.

Destaques individuais:
  • James Rodriguez -  excelente jogo de James Rodriguez. O golo é de uma execução dificílima visto que nem sequer deixa a bola bater no relvado, executando a seguir ao dominio de peito. O passe para Jackson Martinez é magistral e que demonstra a qualidade de um jogador. Terá de melhorar nos aspectos defensivos...
  • Moutinho - está com a confiança em alta e quando assim é, torna-se decisivo nos equilibrios defensivos e ofensivos da equipa. Ainda bem que o Tottenham não o levou porque é absolutamente decisivo.
  • Maicon - fez um grande jogo, impetuoso no jogo aéreo, torna-se fundamental quando os equilibrios defensivos ficam em risco pela velocidade com que vai "buscar" os adversários nas costas.  
Por fim, como nota final, a parceria Moutinho - Hulk promete futebol de excelente qualidade:) 
Aquele pormenor, do Alex Sandro, que dá o 3ºgolo do FC Porto, é absolutamente delicioso...

P.S. - Nota final para a equipa de arbitragem e do Olhanense! A primeira pactuou com entradas duras do capitão do Olhanense, do Maurício e afins! A segunda foi uma desilusão porque teve a agressividade muito acima da média depois de ter estado em vantagem!


 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

1 comentários

  1. a conquista do tricampeonato vai dar muita luta - e não me refiro aos jogos jogados dentro das quatro linhas.

    tudo o que é "adversário" (ao bom estilo de rato de esgoto) vai começar a sair da toca para defender «gloriosos» interesses nacionais.

    é bom que a massa adepta portista esteja unida e fale a uma só voz na defesa intransigente dos interesses do nosso clube d coração (o que não significa que sejamos como os carneirinhos da segunda Circular, sem massa encefálica e voz crítica positiva).
    tempos muito difíceis e exigentes se aproximam!

    (palavras escritas a propósito do "castigo" aplicado ao Jorge JeBus)

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir