A Universidade do Dragão


O nosso clube não exporta apenas jogadores de qualidade, também tem sido uma faculdade para produção de treinadores com sucesso. Eles andam por aí a colocar em prática o tirocínio tiraram no Dragão.


José Mourinho – Real Madrid
Adjunto de Robson em 95 e 96, mais tarde voltaria ao clube para conquistar, entre outras competições, Taça Uefa e Champions. Aqui foi projetado para ser a figura mundial que é hoje em dia.

André Villas Boas – Tottenham
Foi treinador de escolinhas no FCP, fez parte da observação de adversários e mais tarde também voltaria como treinador principal para conquistar Liga Europa e terminar o campeonato sem derrotas, sem esquecer o inesquecível Porto 5-0 Visitante.

Fernando Santos – Grécia
O engenheiro do penta é o selecionador dos gregos e até conseguiu surpreender no último europeu ao apurar-se para os quartos de final da competição. O trabalho realizado em vários clubes gregos é mais do que reconhecido.

Jesualdo Ferreira – Panatinhaikos
Um de muitos que chegaram ao Dragão sem títulos e saíram com um palmarés rico. Atualmente luta pelo título grego e participa na Liga Europa onde hoje defronta o Tottenham de Villas Boas.

Augusto Inácio
É, nada mais nada menos, o homem que acabou com a seca de 18 anos do Sporting. Foi atleta do FCP e também adjunto de 92 a 95. Nos últimos anos andou por Angola, Hungria e Roménia. Normalmente as suas equipas praticam um futebol agradável.

Domingos Paciência
Além de ter sido atleta do nosso clube também foi treinador principal no início da equipa B, mas tarde viria a realizar bons trabalhos em Coimbra e em Leiria, chegaria à final da Liga Europa com o outsider Braga e no Sporting não funcionou porque não lhe deram tempo, atualmente está desempregado mas continua a receber o seu salário vindo de Alvalade, caso contrário já teria arranjado novo clube.

Jorge Costa
O “bicho” começou como adjunto em Braga mas rapidamente viria a ser nomeado treinador principal, onde realizou um trabalho sem exuberância mas ainda assim positivo. Em Olhão e em Coimbra os adeptos agradecem-lhe o trabalho que por lá realizou.

Pedro Emanuel – Académica
Mais um ex-capitão que assumiu as rédeas como treinador principal, na primeira época conquista logo a Taça de Portugal onde venceu 3-0 ao FCP. Antes tinha conquistado títulos como adjunto de Villas Boas e foi campeão nacional de Juvenis.

Nuno Espírito Santo – Rio Ave
O responsável pelo discurso marcante do “Somos Porto!” está a dar os primeiros passos como treinador principal, para já, “roubou” 2 pontos ao FCP e apresenta um discurso sensato e de líder com qualidade.

Sérgio Conceição – Olhanense
Como jogador, fez parte dos escalões de formação do Porto e fez parte da equipa sénior onde conquistou alguns títulos. Como treinador principal, começou na época passada na modesta Olhanense onde conseguiu um tranquilo 8º lugar.

Vítor Pereira – Porto
O atual campeão nacional já tem vários anos de casa. Adjunto dos juniores em 2000 e 2001, campeão nacional de Iniciados em 2004/2005 e treinador de Iniciados B em 2007. Coadjuvando Villas Boas conquistou competições nacionais e Liga Europa.

Rui Barros, o Invencível
Parte integrante de equipas técnicas do FCP ao longo de alguns anos, como treinador principal tem 1 jogo, 1 vitória, 1 título. Trata-se de uma supertaça que situou-se entre a saída de Adriaanse e a entrada de Jesualdo.

Não menos importantes são os portadores da Mística do Dragão que tem desempenhado papeis "secundários" nas equipas técnicas dos séniores do FCP, gente como João Pinto, André, Aloísio e Paulinho Santos. Folha e Capucho têm sido promissores como treinadores de equipas dos escalões jovens do FCP.

Obviamente que não poderemos atribuir todos os louros ao Futebol Clube do Porto, mas acredito que de uma forma ou de outra as passagens destes treinadores pelo Dragão tenha sido valiosa para as suas carreiras de treinador.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

1 comentários

  1. Não podemos dar todos os louros ao fcp ? - Claro que podemos ! é evidente que só ter passado pelo porto já hoje abe muitas portas. ter sido bom ou muito bom no porto abre todas as portas...
    deixemo-nos de tretas: se fossemos americanos já se faziam filmes sobre nós!...
    a verdade é que este clube é uma máquina ...

    ResponderExcluir