Ala Direita

Danilo, Miguel Lopes e James. São estes os donos do corredor direito portista. No entanto, apenas um deles foi criado nesse habitat - Miguel Lopes.

Deste modo, vamos (re)ver quem realmente tem jogado na nossa ala direita ultimamente.

Danilo, como muitos se lembram e sabem, tem raízes de 'médio-campista'. No Santos jogava no centro frequentemente. Por muito que descaísse ainda assim para o lado direito, ele jogava no centro.

Apenas em algumas circunstâncias e na seleção brasileira é que lá aparecia no lado direito da defesa. E lembro-me que na altura não se safava muito bem nessa posição. Felizmente tem evoluído.

No entanto, é por estes e outros motivos que o Miguel por vezes entra em ação... e não fica nada atrás.
M. Lopes a jogar na sua praia dá mais profundidade que o brasileiro.

O problema é que 'não se pode' deixar tantos milhões no banco. Alex Sandro, ao contrário do compatriota, é um lateral de raiz que tem feito muito bem o seu trabalho no lado esquerdo.



Outro pseudo-ala é o menino prodígio James. Por muito que jogue nas laterais, aquele #10 nas costas não engana ninguém. O rapaz é um 10 e é aí que se sente bem.

À imagem de Danilo, quando está com a bola puxa-a quase sempre para o centro do campo. No meio disto tudo surge um quebra-cabeças: para o rapaz jogar a 10 a equipa fica mais frágil defensivamente; se jogar na ala esse corredor fica sem profundidade.

Pelo que tudo indica, o caso James também nunca irá 'agradar a gregos e a troianos'. No entanto, nada disto obscurece o talento dele. Felizmente.



Isto dito muito agressivamente, e tirando da conversa o Miguel e o Varela (que tem jogado no lado oposto mais o Atsu), não temos ninguém capaz de fazer o corredor direito. O defesa direito é médio centro, o extremo direito é médio centro. Não conseguimos ter profundidade nenhuma.

Tanto um como o outro flectem para terrenos centrais. No James isso é perfeitamente visível. No caso do Danilo, ainda no jogo contra o Sporting tivemos a oportunidade de ver esse facto. De onde surgiu o passe para o golo do Jackson? Pois...

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

0 comentários:

Postar um comentário