Assim vale a pena...

Hoje decidi escrever um post diferente. Não tem uma relação direta com o nosso clube mas sim com o futebol em geral. Com a beleza e magia que o desporto rei pode ter.

Pois bem. Ontem fui ao Estádio AXA ver (mais) um jogo da Liga dos Campeões. O sorteio ditou que o SCBraga jogasse em casa o último jogo da fase regular com a equipa turca do Galatasaray. Não vou falar do jogo propriamente dito ou do resultado (negativo para as aspirações portuguesas). 

O que mais me fascinou e, de certa forma, me surpreendeu pela positiva foram os adeptos turcos. Verdade seja dita. Antes deste jogo, tinha uma opinião muito negativa acerca dos adeptos desta nacionalidade. Tinha ideia que eram muito extremistas e até bastante violentos. Tal não se verificou neste jogo. O fair play imperou e a paixão que nutrem pela sua equipa foi por demais evidente. 



Desde o apito inicial que apoiaram ininterrupta e incansavelmente a sua equipa, mesmo durante os largos minutos em que esta esteve a perder. Houve alturas do encontro em que tinha dificuldade em ouvir a minha voz, tal era o ruído ensurdecedor que vinha do lado dos adeptos visitantes. O que mais me espantou foi o facto de, ao contrário das nossas claques, os adeptos do Galatasaray não insultaram os adversários, não protestaram contra decisões do árbitro, não pararam de cantar e saltar, sempre a apoiar a equipa.  

Houve momentos em que os próprios adeptos do SCBraga (e eu também :) aplaudiram a claque adversária, tal era a beleza e originalidade dos cânticos e coreografias que apresentaram. O Galatasaray pode não ser um colosso europeu mas tem, de certeza absoluta, os melhores adeptos que alguma vez vi. E acreditem que já vi muitos jogos de futebol, em muitos estádios, em muitos países! 


Deixo aqui uma questão no ar. Por que é que nós, cá em Portugal, dito país civilizado, não vemos coisas destas? É verdadeiramente um pena não podermos presenciar mais frequentemente momentos bonitos, arrepiantes e inesquecíveis como presenciei ontem em Braga...

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

0 comentários:

Postar um comentário