Mais uma dor de cabeça...

Não bastava o facto de termos "perdido" o Iturbe e o Atsu para as respetivas seleções, agora o James contraiu uma lesão muscular. Lesão essa que o vai impedir de estar a 100% no jogo do próximo dia 13. Aliás, é até bastante provável que não esteja em condições de ser, sequer, incluído na lista dos convocados. 

Situações como esta começam a ser apanágio de uma época que, para já, tem sido inconstante.

Pois bem. O povo costuma dizer que "quem não tem cão, caça com gato". A nossa equipa técnica vai ter que ser bastante criativa na disposição da equipa numa das deslocações mais difíceis de toda a época (será mesmo?!). A abordagem ao jogo terá que ser feita tendo em conta todas estas limitações. 



Várias soluções podem e devem ser tidas em conta.

1) Anteontem, no jogo contra o Nacional, viu-se claramente que a solução equacionada por Vítor Pereira aquando da saída do nosso jogador mais criativo não foi, de todo, feliz. Colocar o Defour encostado à linha não é uma alternativa a curto/médio prazo. Este jogador belga não é um extremo. É um médio centro que pode aparecer, a espaços, nas alas. Mas não mais do que isso. Não foi alheio o facto da qualidade de jogo da nossa equipa decair claramente durante o segundo tempo.

2) Promover definitivamente à equipa principal o jovem Sebá. Dos poucos jogos da equipa B que vi, não me parece ainda um jogador com caráter e qualidade para jogar entre os mais crescidos. No futuro, pode vir a ser bom jogador, mas, para já, é ainda apenas mais um jovem com margem de progressão. Contudo, à falta de alternativas mais credíveis, é uma opção a deixar em aberto.

3) Face à ausência de jogadores para as alas, outra alternativa pode passar por modificar a tática de jogo. É uma solução arriscada, bastante arriscada diria, mas que não pode ser descartada, uma vez que, neste momento, abundam os médios centro e escasseiam os extremos. 4-4-2, com Varela e Jackson na frente é uma possibilidade. A meio da semana temos um jogo que poderá servir de teste, caso esta variante seja a escolhida.



Pensas que alguma destas 3 soluções vai ser a escolhida pelo nosso técnico ou sugeres alguma diferente?

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

2 comentários

  1. A mim parece-me que o treinador vai optar pela primeira solução, o que sinceramente também me parece errado... o Defour é um excelente jogador mas não para jogar naquela zona do campo.

    Este problema aconteceu agora com os extremos mas na verdade ja podia ter acontecido noutras alturas com os médios por exemplo... são as consequências de um plantel demasiado curto e de uma equipaB que tarda em apresentar soluções credíveis....

    Atacar tantas provas com apenas 2 pontas de lança, sendo que um deles não se consegue impor no clube nem por nada é um erro enorme... atacar tantas competições com apenas 3 extremos efectivos (James, Varela e Atsu) tendo depois miúdos que ainda têm muito para crescer (iturbe, kelvin e seba) é um erro enorme... atacar tantas competições apenas com 4 médios de qualidade inegável (Fernando, Moutinho, Lucho e Defour) é um erro enorme... o plantel é demasiado curto e tirando as posições defensivas, todas as outras necessitam de ser reforçadas.

    ResponderExcluir
  2. Acho que bom bom seria o Porto com este aperto ir sinceramente buscar o Quaresma...o Porto necessita de extremos de qualidade porque neste momento tem vários extremos com potencial mas que ainda não cumprem as exigências de uma equipa A. Acho que se não tivermos soluções, em vez de apostar no kelvin, penso que o Iturbe tem mais potencial e é um jovem que precisa de confiança e introduzi-lo agora pouco a pouco seria benéfico, já que nem sequer temos o Atsu (que é bom jogador, mas não sabe fintar, rematar, é só aceleração/velocidade e cruzamento...). Quaresma para atacar o benfica seria ideal, e depois Quaresma Jackson e James seria perfeito para termos ambições na liga dos campeoes. Concordam?

    Abraço aos portistas.

    ResponderExcluir