O que esperar de Paulo Fonseca: Nivel Táctico.


De acordo com a capa do Jornal “O Jogo” do dia 5 de Julho de 2013, podemos ver quais são os pontos essenciais de Paulo Fonseca.
- Sempre 4x3x3
- Equipa de ataque
- Domínio constante
- Recuperar a bola próximo da área adversária
- Posse de bola
- Jogo interior e não largura
- Insistência nas bolas paradas

Paulo Fonseca está determinado em seguir o legado que lhe foi deixado e continuar a usar o 4x3x3, com uma equipa ofensiva. Algo que foi sempre característico no FC Porto. Pressing alto, e recuperar a bola o mais perto possível da área adversaria. A aposta num jogo mais interior e não de largura. É aqui que entram jogadores como Josué (que jogava a falso extremo no Paços de Ferreira) ou o reforço que tem sido muito falado, Quintero. Depois das contratações feitas até agora, podemos reparar que temos alguns especialistas em bolas paradas (Carlos Eduardo, Josué, Quintero (?)), e devemos tirar proveito disso, porque uma das coisas que faltou na época passada foi o aproveitamento das bolas paradas.

"Ele vai ao pormenor em todos os aspectos  Centra tudo na nossa equipa, mantém-se sempre fiel aos nossos princípios de jogo, mas também sabe tudo sobre o adversário e prepara-nos para o que vamos encontrar no jogo" –  Tony, jogador do Paços de Ferreira.

De acordo com as palavras de Tony, podemos contar com um treinador empenhado e que sabe preparar bem as equipas, procurando conhecer bem os pontos fortes e fracos dos adversários.

"Tinha sempre o plano A e o B. Parte sempre do 4x3x3, com variação para o 4x4x2 losango no meio, mas depois, se alguma coisa estivesse a correr mal, apostava em dois pontas-de-lança e por vezes até abdicava de um central para passar a jogar com três defesas. No entanto, isto era tudo trabalhado durante a semana. Nós sabíamos o que tínhamos de mudar se estivéssemos a ganhar ou a perder" – Tony, jogador do Paços de Ferreira.

O que todos os portistas puderam reparar nestas duas ultimas épocas, era a falta dum plano B, estávamos sempre muito presos ao 4x3x3 quando por vezes podíamos e devíamos de ter jogado com 2 Pontas de Lança.
Com a possível chegada de Ghilas e a quantidade de médios que temos de qualidade, podemos ter em conta a possibilidade de por vezes jogar em 4x4x2 losango.


Processo defensivo


No Paços de Ferreira, Paulo Fonseca privilegiava blocos compactos e baixos onde os jogadores do meio campo desciam para ajudar a defesa formando duas linhas de 4 homens. No Porto, podemos esperar algo parecido com um defesa solida, deixando poucos espaços entre os sectores, com apoio do meio campo a fazer pressão sobre o adversário para recuperar a bola e o acompanhamento dos extremos na subida dos laterais adversários. Após a perda de bola no ataque, o avançado é o primeiro a defender e a pressionar.

Esquemas tácticos possíveis




O que esperam vocês, enquanto adeptos do FC Porto, de Paulo Fonseca? Qual seria o 11 inicial nestes esquemas tácticos? Quais as expectativas para esta época?

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

0 comentários:

Postar um comentário