[Pré-Época] Marselha 0 x FC Porto 3













Foi em ambiente de festa, estando a equipa do Porto a jogar "em casa" fora de casa, que o Porto versão 2013/14 despachou com alguma facilidade o vice campeão francês, o Marselha. 
Num jogo a ritmo de pré-temporada, foram visíveis alguns lampejos daquilo que Paulo Fonseca tem insistido junto dos jogadores durante as várias sessões de treino realizadas durante o estágio. O triângulo invertido no meio campo veio para ficar, e ficou a sensação que com isso a necessidade de vender Fernando também. O meio campo parece para já ainda a assimilar rotinas a processos muito diferentes do que aquilo que estava habituado mas até aí nada de anormal. 
Foi durante a primeira parte que pareceu existir um espaço anormalmente grande entre o sector defensivo e o meio campo que, aliado a um jogo particularmente desconcentrado de Mangala, terá estado na origem das diversas ocasiões de golo de que os franceses dispuseram durante a primeira parte. Depois, Morel decidiu borrar a pintura e foi expulso depois de pontapear uma bola contra Fucile em protesto por uma decisão do árbitro, dessa forma o Porto esteve em vantagem numérica durante 50 minutos, e se durante o resto da primeira parte ainda deram luta, a equipa de Marselha parece ter deixado o sector ofensivo no balneário depois do intervalo.

Ficou ainda a ideia que com médios com rotinas a jogar um futebol mais ofensivo e mais de construção do que de destruição o triângulo de meio campo é mais fluído e funciona muito melhor, porém como referido atrás, esta análise carece de substância por o adversário estar a jogar com menos um. 
Apesar de tudo um bom teste, Paulo Fonseca só pode estar satisfeito e parece que este se prepara para somar dores de cabeça quando chegar a hora de definir um onze base para a temporada.

Os jogadores um a um

Helton::. O nosso "capitão" não vê os anos passar por ele. Numa primeira parte em que a defesa apareceu mais desconcentrada do que deveria ser permitido esteve sempre atento resolvendo quando necessário quando tudo o resto falhava. Como tudo não são rosas ainda somou uma má saída da baliza que teria dado golo não fosse a intervenção de Otamendi.

Alex Sandro::. Enquanto alguns ganham ritmo para a nova temporada este Brasileiro parece que não foi de férias e como bónus ainda recarregou as baterias. Enérgico, incisivo no ataque e dos mais atentos na defesa.

Mangala::. Um monstruoso central que no entanto ontem apareceu pouco concentrado e um pouco displicente, foi na primeira parte o elo mais fraco da defesa. Nada de alarmante, estamos na pré temporada.

Otamendi::. O verdadeiro patrão da defesa. Este muito bem a maior parte do tempo, evitou males maiores quando Helton calculou mal uma saída da baliza, foi o melhor no sector recuado durante a primeira parte.

Fucile::. Eis uma alternativa mais do que viável a Danilo. Bem, ora na direita e na esquerda, sempre naquele seu registo muito próprio raçudo e combativo. O temperamento às vezes atinge níveis irascíveis o que não se compreende sobretudo num jogo amigável, e que nos trás memórias de São Petersburg. 

Fernando::. Tal como haveria comentado numa publicação anterior, torna-se num jogador banal jogando num sistema de duplo pivot  Não esteve mal mas longe do brilhantismo que normalmente lhe podemos atribuir. 

Josué::. Um jogo muito interessante do "Pequeno Rebelde". Muito participativo sem se esconder do jogo em momento algum. Falhou na minha opinião demasiado passes sobretudo de média e longa distância o que se compreende facilmente numa fase em que jogador se está a entrosar com os seus companheiros e as próprias movimentações da equipa ainda estão a ser assimiladas.

Lucho::. Não é um organizador de jogo pelo menos na medida de um 10 convencional, porém tem sido uma agradável surpresa, impondo um bom ritmo e apresentando uma frescura e disponibilidade tremendos, ainda para mais para a sua idade. Fica a dúvida se durante a temporada recuará no triângulo.

Izmaylov::. Apesar de guardar nos pés uma capacidade técnica e uma visão acima da média, joga a um ritmo mais lento e fica a sensação que muitas vezes para o jogo num momento em que se pedia uma explosão. Dada as alternativas está longe de ser um dos meus favoritos na luta pela titularidade acredito por isso que a saída fosse a alternativa mais razoável para o futuro do jogador.

Kelvin::. O MVP. Um jogador muito mais esclarecido que aquele que durante um ano navegou entre a Equipa A e B. A soltar a bola com grande facilidade, com uma capacidade de decisão infinitas vezes superior, partindo menos vezes para o 1 para 1 mas com grande eficácia. Foi ainda capaz de aparecer na cara do golo com duas grandes oportunidades, uma que acabou por originar o primeiro golo da equipa em recarga de Izmaylov, e o segundo depois de uma enorme investida individual. Merecia o golo.

Jackson::. Igual a ele próprio. É dos avançados com um melhor rácio tentativas de remate/golo. Não é um jogador capaz de criar muitas oportunidades, preferindo tabelar sempre que possível para alguém melhor posicionado, mas quando tem uma oportunidade raramente falha. Assim foi frente ao Marselha.

Fabiano::. Pouco foi possível observar do Guarda Redes da segunda parte já que na segunda metade do encontro parece que os avançados do Marselha decidiram ficar no balneário.

Iturbe::. Protagonizou o momento da noite. Um enorme golo na sequência de uma boa jogada colectiva. Deu a sensação que por momentos, vindo directamente da cidade de São Peterburg, o espírito de Hulk encarnou no argentino.

Defour::. Ao contrário do que havia acontecido frente aos Holandeses, entrou muito bem em jogo estando na origem do golo de Jackson Martinez com um passe fabuloso a rasgar toda a defesa dos franceses  De entre todos os jogadores que actuaram na segunda parte foi daqueles que apresentou uma maior ritmo de jogo.

Danilo::. Jogou na direita, jogou na esquerda. Sem dar muitas nas vistas fica a curiosidade de ter parecido estar em melhor plano durante o período de tempo que jogou à esquerda. Resta saber que efeito terá a concorrência de Fucile pela titularidade.

Herrera::. Entrou e jogou na posição 6 para surpresa geral. Interventivo, a recuperar algumas bolas e a distribuir rapidamente chegou para deixar os adeptos com vontade de ver mais.

Ghilas::. Muito diferente de Jackson, não precisa de muito para tentar o golo. Mesmo quando não marca, não sabe passar ao lado do jogo. Seja com algumas combinações vistosas ou com um ou dois tentos de deixar os cabelos dos adeptos adversários em pé.

Varela::. Podendo ainda ser demasiado cedo para lançar foguetes ou qualquer outro objecto pirotécnico, os indícios indicam que o Varela preparar-se para arrancar para uma temporada ao seu melhor nível. Algumas boas arrancadas a torcer os rins aos adversários, criou algum perigo e introduziu velocidade ao futebol da equipa.

Carlos Eduardo::. Passou ao lado do jogo, a bola pouco passou pelos pés dele e quando o fez não conseguiu espalhar magia.

Castro::. A lembrar o Defour da época passada, jogou onde foi preciso seja a médio seja a lateral. Por isso não terá brilhado substancialmente mas a jogar sempre bem, sem errar e sempre com a raça que lhe é reconhecida.

Maicon & Abdoulaye::. À semelhança de Fabiano, fruto da desinspiração, e talvez falta de pernas, dos jogadores do Marselha em resultado da expulsão de Morel, tiveram uma segunda parte muito tranquila em que secaram qualquer chance da equipa Marselhista de reduzir a desvantagem

Reyes::. Poucos minutos e um ataque inexistente fez com que passa-se ao lado do jogo, fica para a próxima a oportunidade de se mostrar.

Licá::. Não teve tempo para mostrar muito, dez minutos em campo chegaram no entanto para um par de investidas sem grande sucesso.

Tiago Rodrigues::. Um jogador que por menos tempo transpira muita qualidade. Trata a bola com grande qualidade, ontem não pode fazer muito mas ainda sacou um bom remate que só foi segurado à segunda.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

0 comentários:

Postar um comentário