O inventor de uma ciência



Jorge Jesus foi castigado! Podia ser um milagre pré-natalício, mas não é. A Federação Portuguesa de Futebol decidiu castigar o treinador do Benfica com um mês de suspensão, depois dos incidentes em Guimarães. Após o final da partida que opôs o Vitória local e o orgulhoso vencedor da Taça Latina, agrediu, na cara e no braço e à vista de todos, menos dos árbitros, dos delegados, dos observadores e dos responsáveis pelo Dia Seguinte que resolveram dar destaque às mentiras de um imbecil de nome Nuno Lobo, um agente da autoridade que tentava travar uma invasão de campo de adeptos benfiquistas.
O castigo, por, repito, agressão a um agente da autoridade foi, pasme-se, de um mês. A FPF seguiu as indicações da Liga de Clubes, que após o inquérito que efectuou aos factos, propôs a dita suspensão. Recorde-se que, a Liga é a mesma instituição que puniu Hulk e Sapunaru, com 3 e 4 meses de castigo preventivo por supostas agressões a um assistente de recinto desportivo (ARD), que ninguém consegue ver, mas que terão ocorrido no túnel do estádio da Luz, local onde esse ARD não podia estar.
Portanto, a Liga resolveu propor como punição de alguém que agride ostensivamente um agente da autoridade, quando este estava no desempenho das suas funções, e que é reincidente, uma suspensão várias vezes inferior àquela que decretou para dois atletas que terão agredido um ARD que estava num local onde não podia e, como tal, nem sequer estava em trabalho. É pois, necessário, reconhecer que Jorge Jesus tinha razão quando, no alto da sua habitual gabarolice, se intitulou de inventor de uma ciência. É a ciência da impunidade.
Jesus foi acusado de agressão por Ruben Micael e nada aconteceu. Jesus foi acusado de agredir verbalmente Edinho e nada aconteceu. Jesus trocou agressões com Luiz Alberto e, enquanto o atleta, na altura ao serviço do Nacional da Madeira foi punido com vários meses de suspensão, o Rod Stewart português, foi punido por 15 dias, no verão, quando as conclusões do inquérito ao incidente apontavam para um castigo maior. Jorge Jesus sai constantemente da sua área técnica e nunca é chamado à atenção. Jesus chega a invadir a área técnica do adversário e nada lhe sucede. Jesus foi inclusivamente apanhado por imagens televisivas a pedir ao seu guarda-redes para simular uma lesão. Jesus pôs a honra e a honestidade de um árbitro assistente em causa e foi punido por mais quinze dias, durante... uma paragem para jogos de selecções. E com este historial todo, após agredir um polícia, leva apenas um mês de suspensão, quando a pena mínima para agressão são... três meses. E, portanto, sem qualquer atenuante, ou Jorge Jesus não foi punido por agressão, contrariando a acusação do ministério público, ou teve desconto. Dado o historial, deve ter sido de quantidade. Quando Luís Filipe Vieira dizia que mais importante que ter bons jogadores, era ter lugares na Liga, estava coberto de razão. E quando fala de uma justiça a norte e outra a sul, está baralhado. Há uma justiça para o Benfica e outra para os demais clubes. E a do Benfica é muito mais suave. Quase tanto como o Bruno Cortez a defender.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

2 comentários


  1. @ João

    peço desculpa pelo aparte e pelo abuso que se segue, mas é só para esclarecer que, lá no meu estaminé, escrevi uma "posta" cujo teor é bastante coincidente com o da tua.
    mas, dou-te a minha palavra, em como o escrevi ao correr da pena, já a horas impróprias para se estar em frente a um monitor e sem ter lido, fosse o que fosse, sobre este tão pertinente assunto, nos meus espaços de eleição, "nesse maravilhoso mundo que é a bluegosfera"® - onde o "Mística" está incluído, obviamente.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir