AlKass - U17 e os problemas da formação


Os nossos S17 estão por estes dias a disputar uma competição em Doha, capital do Qatar. A competição junta equipas de vários continentes, figurando nesse lote alguns dos mais importantes emblemas do futebol mundial: Barcelona, Real Madrid, AC Milan, Manchester City, PSG, etc.. Para mais informações sobre o torneio podem dar um salto até aqui.

Os nossos miúdos calharam no grupo B juntamente com o Real Madrid e o Aspire International (equipa da casa). No primeiro jogo, defrontamos o Real Madrid e sofremos uma pesada derrota por números inacreditáveis: 6-2.


Não tive oportunidade de ver o jogo mas pelo resumo e pelos números expressivos dá para perceber que foi um jogo de um só sentido. O resultado envergonha mas já lá vamos.

No segundo jogo que acabou há momentos, defrontamos o Aspire International e fomos derrotados por dois golos sem resposta. Pior do que o saldo final (da fase de grupos) ser 8-2, é a imagem deixada. Os comentadores ingleses deste segundo jogo passaram todo a segunda parte a criticar a falta de atitude dos jogadores e treinador (Mário Silva) e sobretudo a rigidez e pouca eficiência do sistema táctico utilizado. Porquê? Porque em todo o jogo fizemos 1 remate à baliza e aos 80 minutos! Mesmo a perder, a equipa continuava a defender atrás da linha de meio-campo e não conseguia sair com a bola controlada para o ataque. Ao estilo da equipa sénior A.

Se é certo que o tipo de competição é diferente das que estes jogadores estão habituados, será admissível jogarmos mal contra equipas internacionais do mesmo escalão? Não me parece. A idade não é argumento, a experiência internacional poderá ser. E isso corrige-se e é com experiências destas que isso pode ser feito. Mas não só. É importante que estes miúdos percebam desde já o que é ser jogador do Porto. Mais do que sentido posicional, mais do que aproveitamento do talento individual, a primeira coisa que estes miúdos têm que ter na cabeça quando entram em campo vestidos com a camisola do Porto é que vão correr 10 vezes mais do que os adversários, vão querer ganhar mais do que eles, vão comer relva se for preciso. Não vão acabar um jogo com um remate à baliza! Para isso não faltam clubes onde podem jogar!

De qualquer forma, é salutar a participação do Porto nestas competições internacionais. Quanto mais cedo os atletas puderem entrar em contacto com outras realidades e outros níveis de competição, melhor. Bater em mortos nas competições nacionais já se viu que não dá resultado e poucos activos tem dado ao escalão principal.

O Porto ainda vai jogar nesta competição mas na altura em que é escrito este artigo de opinião ainda não se conhece o adversário (o Porto irá jogar mais duas vezes podendo ficar do 9º ao 12º lugar no torneio - 12 equipas).

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

4 comentários

  1. @ Bruno

    excelente!
    tópico.
    de facto, este "mística" renovado é uma lufada de ar fresco na bluegosfera.
    porquê? à data e hora são o único blogue a dar relevo à competição em causa. concordo com tudo o que foi escrito, mormente em relação a este último jogo - que foi, de facto, o espelho do futebol que é praticado pela principal equipa do clube.

    ante o Real, tivemos a atenuante de termos chagado na véspera da partida. veremos como nos comportaremos na duas próximas partidas... mas não espero muitas melhoras.

    no fundamental:
    de facto, são torneios desta índole que nos poderão ajudar (e muito!) a não só internacionalizar a marca "FC Porto" como também a ganhar a devida experiência desportiva.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais e em nome do grupo, obrigado pelas palavras.

      É pena que o clube não dê grande destaque a estas competições nos seus canais de comunicação oficiais. Há uma grande percentagem de adeptos que gosta de seguir os escalões de formação e é uma pena não ter o devido destaque onde devia.

      Quanto ao torneio, começamos mal e vamos ver como acabamos. Parece que vamos jogar contra o Chicago Fire e depois contra Auxerre ou PSG. Espero que os s17 aproveitem ao máximo a experiência, acabem por conseguir deixar uma boa imagem e trazer para Portugal a sensação que têm que trabalhar muito mais.

      Excluir
  2. Importa referir que a final foi Real x Aspire, tendo a equipa Qatari vencido por 2 a 1.
    Ou seja, jogamos muito mal contra as duas melhores equipas do torneio.

    ResponderExcluir