De quem é a culpa?

De cada vez que o Porto tem um mau resultado, os adeptos ficam frustrados. E, como ficam frustrados, tentam encontrar um bode expiatório sobre quem recaem as culpas do fracasso. No mundo do futebol, independentemente do país, há sempre dois culpados preferenciais, os árbitros e o treinador, com uma exceção, no estádio da Luz, a culpa é de Eliseu.

Este ano, os adeptos como sabem que não têm motivos suficientes para se atirarem aos árbitros, atiram-se ao Lopetegui, que, curiosamente, é o único que se atira aos árbitros. Em todos os maus resultados, na Madeira, em Moreira de Cónegos, com o Braga ou agora com o Dínamo, Lopetegui foi apelidado de incompetente, azelha, burro e nem a sua mãe foi poupada pelos adeptos mais revoltados.

E, a verdade é que Lopetegui tem culpa. Muita culpa, até. Um treinador que não é capaz de tirar o melhor de grande parte dos jogadores de que dispõe, que claudica, repetidas vezes, em momentos decisivos, que é incapaz de ganhar um jogo na Madeira, que é incapaz de dar a volta a um resultado em ano e meio de clube, mesmo beneficiando dos dois plantéis mais caros da história do Futebol Clube do Porto, é evidentemente culpado. Um treinador que abdica de ter um mínimo de criatividade no meio campo, tem culpa. Um treinador que entra em campo com três trincos, coisa só vista em Octávio Machado, tem culpa.

Mas a culpa não pode morrer solteira, ou casada apenas com Lopetegui. Não, a culpa é polígama e tem de ter vários cônjuges. Lopetegui é, evidentemente, um deles. Mas, acima deles, há um conjunto de indivíduos que também partilham o leito conjugal com a culpa e, aparentemente com uns quantos parasitas, de forma demasiado promíscua, a lembrar os filmes da Cicciolina, os administradores da SAD.

É por culpa de quem manda que não há mística, é por culpa de quem manda que se desbaratam milhões de euros todos os anos. É por culpa de quem manda se achar alquimista que se compra entulho achando que se vai transformar em ouro. É por culpa de quem manda que se enchem os bolsos a Marcelo Simonian, à Doyen, a António Araújo, ao filho do Presidente e ao ex-cunhado do CEO e se esvaziam os do clube. É por culpa de quem manda que se contratam jogadores que chegam já a pensar em sair e que preferem dar nas vistas a ajudar a equipa. E é por culpa de quem manda que Lopetegui é treinador do Porto.

Ninguém duvidará das enormes capacidades de Pinto da Costa. Não há ninguém, nem mesmo o mais alienado adepto de um clube rival, que não o reconheça, por muito que o sapo a engolir seja do tamanho de Pedro Guerra. Pinto da Costa foi um visionário, o melhor presidente da história mundial. Pinto da Costa sabe de futebol como poucos. Mas, como líder máximo do clube, não pode nunca na vida ser ilibado de responsabilidades. Um bom chefe, um líder, tem de assumir como seus os fracassos das pessoas com quem trabalha e responsabilizar-se por eles, dando a cara. Não é isso que tem acontecido.

Aquilo que eu peço aos adeptos e sócios do meu clube é que pensem pela própria cabeça. Não se iludam com os "sinais de robustez das contas do clube" que o Dragões Diário hoje inventa. Não embarquem na onda da culpa ser dos árbitros por não marcarem penaltis a nosso favor. Não se inibam de exprimir as vossas opiniões, sejam elas quais forem, mesmo que as típicas ameaças surjam em catadupa. Façam barulho. Só assim a vossa voz será ouvida.

E agora, este fim-de-semana, há que ganhar ao Tondela, ao Cab Madeira, ao ADA Maia e ao Barcelona.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

3 comentários

  1. Se os responsáveis incompetentes fossem imediatamente despedidos e lhes fosse instaurado um inquérito para eventuais indenizações ao clube, outro galo cantaria....

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo! Concordo com tudo. Acho de facto que este é o cenário, não só no FC Porto, mas como em todos os Grandes Clubes Mundiais. Já todos sabemos que há dinheiro a flutuar para bolsos escondidos nas sombras em todos os clubes. Mas, também sabesmos que não é por isso que os grandes clubes deixam de ter rendimento. O Porto já assim era no tempo de Mourinho, Jesualdo, Villas-Boas e Co Adriaanse. Uns ganhamos com muito mérito, outros porque os adversários também não souberam ser melhores. Mas ganhamos e é isso que interessa. O lugar de treinador é FUNDAMENTAL. Depois de vermos lopetegui durante ano e meio a sensação que fica é que Sporting e Benfica conseguem ombrear connosco exactamente por causa do treinador. Sinceramente tenho para mim, que se em vez de Lopetegui, tivessemos ou Jesualdo ou Villas-Boas, ou Vitor Pereira... muito provavelmente estaríamos em época de conseguir Bi-Campeonato. Pena tenho que um lugar tãoimportante numa estrutura como a do Porto esteja a ser ocupado por um funcionário (Lopetegui) que se tem revelado medíocre. E uma estrutura é para mim como uma equipa numa corrida de estafetas. Temos 4 individuos. Se 3 são bons e um é mediocre a equipa até se pode ir safando, mas nunca irá ganhar medalhas.

    ResponderExcluir
  3. Agora que o FCP foi eliminado da Champions, a culpa vai, cada vez mais, ser assumida pelo Lopetegui. A mentalidade vencedora faz parte do ADN do clube e o treinador não está a corresponder a essas expectativas.

    ResponderExcluir