Outra carta aberta aos administradores da SAD e dirigentes do Futebol Clube do Porto

Exmos. Senhores Administradores da SAD do Futebol Clube do Porto e Dirigentes do Futebol Clube do Porto,

Há mais de ano e meio enviei-vos, via e-mail, uma carta alertando-vos do que ia mal no meu clube, o Futebol Clube do Porto. Fi-lo como sócio e adepto do Porto, e cito "porque são os srs. que comandam os destinos do clube que eu amo e, por maioria de razão, os derradeiros responsáveis por tudo, de bom ou de mau, que acontece no clube."

Hoje escrevo-vos de novo. Não espero resposta, tal como não esperava da outra vez, resposta essa que nunca veio. Escrevo-vos porque a minha consciência assim o obriga e, porque, lá bem no fundo, porque ainda tenho a esperança que os senhores ainda tenham um pingo de vergonha na cara e algum amor ao clube, embora acredite cada vez menos nisso. E escrevo-vos porque constato que, tanto tempo decorrido após a minha primeira missiva, os senhores não mudaram absolutamente nada.

Perturba-me que a gestão seja feita, não em função dos interesses do Porto, mas sim em função de interesses de terceiros. Incomoda-me o despesismo, as contratações milionárias sem rendimento desportivo absolutamente nenhum, as comissões pronográficas. Indignam-me os abutres que com o vosso beneplácito se alimentam do Porto para encherem os bolsos, sejam eles o filho do Presidente, a Doyen, ou o ex-cunhado do CEO.

Indigna-me o entreposto de jogadores em que o clube se tornou, onde a mística do Porto foi vendida a troco de umas comissões e de atletas que chegam cá a pensar como é que se podem ir embora o mais depressa possível.

Enoja-me a falta de pluralismo e de liberdade de expressão que se vive no clube. Revolta-me haver assalariados da SAD a insultar e ameaçar livremente adeptos que ousem tecer uma crítica nas redes sociais, incomoda-me ver adeptos comprados com bilhetes que depois são vendidos nas vossas barbas, à porta do estádio e do pavilhão e revolta-me assistir, numa Assembleia-Geral, a um sócio sobejamente conhecido insultar um outro sócio que usou da palavra sem uma chamada de atenção ou uma palavra de repúdio da parte dos inúmeros dirigentes que se encontravam presentes.

Incomoda-me a péssima gestão desportiva das última épocas. As dúzias de contratações falhadas, os atletas sem qualidade, os ordenados principescos sem retorno desportivos, os tiros no pé que têm sido os últimos treinadores. Incomoda-me que se gastem centenas de milhões de euros todos os anos sem retorno desportivos. Revolta-me que os senhores estejam, alegremente, a esvaziar a Instituição Futebol Clube do Porto de recursos humanos e financeiros.

Mas, acima de tudo, incomoda-me que estejam a matar o meu Futebol Clube do Porto. O meu Porto era o Porto que, perdendo ou ganhando, deixava a pele em campo. O Porto do Aloísio, o Jorge Costa, do Domingos, do Paulinho Santos ou do Lucho Gonzalez. O meu Porto era o Porto que os jogadores do Porto sabiam o que era jogar no Porto. O meu Porto era um clube lutador, inconformado, cheio de garra. O meu Porto era o Porto onde nos maus momentos, os dirigentes apareciam a dar a cara e não fugiam como ratos. O meu Porto era o Porto onde, após um mau resultado, havia ainda mais vontade para dar a volta por cima. Citando Mourinho, alguém tinha de pagar a factura. O meu Porto não era o Porto das SPDE, dos negócios em Angola e do Rentistas.

Mas não. Os senhores transformaram o meu Porto num clube elitista, aburguesado, distante dos adeptos - seis meses depois de renumeração dos sócios, ainda há quem tenha problemas na entrada no estádio, que pensa primeiro em como dar dinheiro a ganhar aos comissionistas e depois em ganhar títulos e ditatorial. Os senhores venderam a mística do Porto. Os senhores escondem-se nos maus momentos, não dão a cara quando é necessário. O CEO da SAD não fala em público há quantos anos, por exemplo?

O Porto pode não jogar nada, pode ter um treinador absolutamente miserável que nem os adversários estuda, pode ter muitos problemas. Mas o treinador só lá está porque vocês querem, os derradeiros responsáveis são vocês mesmos, e mais ninguém. Ganhem vergonha, que o passado não ganha títulos e respeitem os adeptos.

Com os melhores cumprimentos,

João Ferreira

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

7 comentários

  1. ora nem mais... isto devia se tornar "viral" entre os amantes do FCP pra ver se a malta acorda

    ResponderExcluir
  2. Mas ainda temos Presidente? Da SAD já sabemo$ o que lá temo$, mas Presidente, creio que já não temos há muito tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero acreditar que sim, mas cada vez tenho mais dúvidas.

      Excluir
  3. Subscrevo a 200%!
    Temos que ser nós, os sócios, a tentar dar a volta. Está visto que o presidente e restante sad...estão autistas!

    ResponderExcluir
  4. subscrevo, eu nao diria melhor. parabéns pelo texto e é esperar q surja alguém para fazer frente a esta verdadeira máfia que se instalou no nosso clube.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo sem concordar com parte significativa (pelo exagero), é um bom exercício de portismo que muitos mais deveriam mimetizar, para que a direção não pudesse continuar a ignorar os nossos apelos.

    Bem feito.

    LAeB : Do Porto com Amor

    ResponderExcluir