Visão 611: Que futuro?


No ano 2006, o Porto lançava um projecto inovador chamado Visão 611, cujo objectivo era que a formação começasse a produzir mais jogadores capazes de integrar o plantel principal. O período definido foi de 5 anos, o que significa que este é o ano de se avaliar o que foi conseguido.

Em simultâneo, e após mais uma época fantástica, todos os adeptos rezam para que as jóias se mantenham e se possível que novos diamantes entrem no Dragão.

Dito isto, tudo indica que o Mariano, o Rodriguez e o Fernando vão para outras paragens. Pessoalmente não tenho quaisquer objecções, até porque as vendas do Uruguaio e do Brasileiro teoricamente serão suficientes para equilibrar o orçamento. Abrem-se então 2 ou 3 vagas no plantel, que é necessário tapar.

Para a próxima época aparentemente estão confirmados o Iturbe, o Djalma e o Kelvin. Os 2 primeiros são extremos, e o Kelvin é um polivalente, pode ser 10, pode ser extremo, pode ser avançado. Entretanto, andam por aí a passear o Ukra, o Castro e o Sérgio Oliveira, que receio que não irão ter espaço na equipa, ainda que se fale que o último possa integrar a pré-época.

O Castro pegou de estaca no Gijon. O Ukra foi titular no Braga. O Sérgio Oliveira não teve grande sucesso no Beira-Mar, mas pessoalmente tenho alguma dificuldade em acreditar que estes putos tenham alguma hipótese de mostrar qualidade em clubes que apenas jogam para não perder. O que sei é que tem uma cláusula de 30 milhões e já encantou o Dragão.

Com a saída do Fernando, o Castro parece-me uma boa opção. Acredito que este modelo de jogo não precisa de um trinco puro se se tiver 2 “Moutinhos”, e acho que o Castro, e talvez o Souza, poderiam encaixar nesse perfil.

No entanto, fala-se de Prediger e de Luís Alberto…

Com a saída do Mariano e do Rodriguez, o Iturbe parece realmente mostrar dotes que tornam a sua contratação interessante, mas a contratação do Djalma e do Kelvin fazem-me alguma confusão.

O Djalma é mais um Alan, e o último oferecemo-lo ao Braga. Então porquê esta contratação? Para arreliar o Marítimo, pois claro, mas quem se lixa é o Ukra.

Quanto ao Kelvin, aquilo que já vi não me entusiasmou e sinceramente preferia ver o Sérgio Oliveira a ter uma oportunidade séria.

São apenas mais três jogadores de uma grande fornada de promessas que foram surgindo e desaparecendo. São os jogadores que não têm qualidade? Acho que não. Ainda que as épocas de 2006 até 2011 tenham sido de evidente sucesso, também é verdade que tivemos por aí grandes barretes cujos lugares poderiam ter sido ocupados pelos Dragõezinhos.

Será que o Hélder Barbosa, o Vieirinha e o Bruno Gama seriam inferiores ao Mariano? O Valeri, o Prediger e outros do género teriam mais qualidade que o Paulo Machado?

A diferença seria de uns 15 milhões de euros que se teriam poupado, ou seja, um Raul Meireles.

O Projecto Visão 611 termina este ano, e até agora sem produzir quaisquer resultados e sem que os adeptos tenham recebido qualquer cavaco sobre o assunto. Gostaria que algum responsável explicasse o porquê deste aparente fracasso, e sobretudo o que se pretende fazer agora que o prazo chegou ao fim.

_

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

7 comentários

  1. Uma coisa é certa, a primeira fornada da visão 611(os actuais juniores), são das melhores que o FCP já teve, melhor só me lembro da geração de juniores como Rui Pedro, Castro e Helder Barbosa.

    Só o futuro dirá, mas temos muito talento nos nosso juniores!

    ResponderExcluir
  2. Boas

    Temos nos últimos anos "criado" vários jogadores de qualidade, mas não com a capacidade de jogar numa equipa de topo Mundial, não é fácil para qualquer jovem se impor no FC Porto.

    Uma equipa B seria fundamental!

    Abraço

    http://100porcentodragao.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  3. Não podemos ver as coisas só por este prisma. Claro que poderia haver um aproveitamento muito maior do que sai das camadas de formação. Ainda este ano vimos o que o Caetano rendeu no Paços ...
    Concordo também que seja um absurdo falar-se no Luís Alberto ou no Prediger para substituir o Fernando. O Castro poderia ter mais oportunidades e o próprio Souza.
    Sinceramente já acreditei menos no Visão 611, apesar de estarmos em 2011 e a única coisa que vemos de camadas de formação são os títulos. Não sei até que ponto para o ano teremos gente da casa no plantel principalmente quando se contrata o Bracalli ...

    ResponderExcluir
  4. Acho que nao se deve avaliar o sucesso da formacao pelo numero de jogadores que acabam por integrar o plantel do Porto.
    A pool de jogadores de onde o Porto escolhe os jovens das camadas de formacao e muito reduzida (somos um pais de 10 milhoes, e o Grande Porto tem aproximadamente 1.5 milhoes de habitantes) sem grandes infraestruturas desportivas.
    O FCPorto quer escolher dos melhores jogadores ou com mais potencial do mundo e para isso ira sempre procurar jogadores de todas as escolas de formacao de qualidade do mundo.
    Se bem que possa ser um exemplo a seguir, o Barcelona sera uma excepcao ja que nao se veem outros clubes de topo a terem o mesmo tipo de aproveitamento de jogadores das camadas de formacao. Mas eles teem uma pool mais larga, incluindo a possibilidade de integrar jogadores como Messi nas equipas de formacao, e teem um sistema de jogo sui generis que beneficia relativamente mais do facto de usar jogadores trabalhados dentro desse sistema.

    ResponderExcluir
  5. Jorge, o Athletic Bilbao tem uma pool menos abrangente ainda e sistematicamente forma jogadores de qualidade, de selecção espanhola e que lhes garante consistentemente lugares nas competições europeias. Porquê ? Porque dão oportunidades aos miúdos. Por exemplo, um tal de Iker Muniain vai ser o próximo craque espanhol ...

    ResponderExcluir
  6. Nao compares o Athletic com o Porto, o Athletic nao luta por titulos nenhuns, quando muito pela taca do Rei, e a sua maior preocupacao e manter-se na primeira. Isto da um espaco de manobra muito maior, tirando a necessidade de ter uma plantel com 23 jogadores de topo e dando a possibilidade de lancar jogadores da cantera.
    Alem do mais o Iker e de pamplona e esta no Bilbao desde os 13 anos no Athletic o que mostra que a pool desse clube e bem mais larga que o pais basco, aonde quase que tem um monopolio.

    ResponderExcluir
  7. Ja agora, ate no Barcelona as grandes promessas podem ver as portas da equipa principal fechadas pelos elevados niveis de exigencia do clube.
    O Bojan Krkic era uma das grandes promessas da formacao, mas nem por isso o Barcelona deixou de contratar o Villa ou querer agora contratar o Rossi ou o Sanchez usando o Bojan como moeda de troca.
    Acho que estamos a querer demasiado da formacao e da equipa principal. Acho que devemos querer sempre mais e melhor mas dada a dimensao do pais e da economia acho que temos feito um trabalho excelente a nivel de titulos e bom a nivel de formacao. Dadas as nossas restricoes devemos ir tentando diferentes sistemas/projectos ate encontrar um que de os resultados desejados.

    ResponderExcluir