Até sempre Deco, foi um prazer.


25/07/2014, dia da despedida do Deco para os relvados. O futebol fica mais pobre, pois perdeu um eterno mágico da bola.

Era o nº10, fintava com os dois pés, e até era melhor que o Pelé. Noutro âmbito, também era o nº20, fintava em sprint, era melhor que o Simão, era o Deco na Selecção.

Deco chegou muito cedo ao futebol português, e infelizmente logo para o clube errado. Cedido ao Alverca e depois em 98/99 é vendido ao Salgueiros. Em Março de 99, começa a historia de Deco no FC Porto. Chegou e foi logo campeão, e insere o seu nome no Penta-Campeonato. Na época de 2002/2003, começa uma das melhores páginas do livro de magia de Deco ao serviço do clube. Campeonato, taça de Portugal e a velhinha Taça Uefa ganha ao Celtic de Glasgow por 3-2. Na época seguinte, mais um ano de sonho e repleto de vitorias. Supertaça, Campeonato e ... Liga dos Campeões ganha ao Mónaco por 3-0. Quem não se lembra do fantástico golo de Deco nessa final ? Recuperação de bola no nosso meio campo, bola para Deco, Deco passa para Alenitchev, Alenitchev devolve a bola a Deco, o tempo para, Deco ajeita a bola e chuta, o Guarda-Redes e dois defesas do Mónaco vão para um lado, a bola foi para o outro. "Que bonito é...que bonito, que bonito! As bandeiras estão desfraldadas ao vento...nós queremos agradecer aos Deuses do futebol.. esta felicidade! Que nos enche a alma, que põe um país parado, um país emocionado. É GOLO DO PORTO, foi ele, balancou a rede. Finalmente aparece o toque de génio, aparece o segundo o Porto...aparece!...o Porto a fazer 2-0!"  E foi assim o ultimo golo de Deco com a camisola do FC Porto. O resto é historia, e está guardada nas nossas memórias.

Deco depois é transferido para o Barcelona, onde encheu mais a sua cabine de troféus (2 Campeonatos espanhóis, 2 Supertaças de Espanha, 1 Liga dos Campeões). Em, 2007/2008 segue para o Chelsea onde venceu 1 campeonato nacional, 2 Taça de Inglaterra e 1 Supertaça de Inglaterra. Em Agosto de 2010, Deco regressa ao seu pais de origem para jogar pelo Fluminense, onde ganhou 2 Campeonatos do Brasil e 1 Campeonato Carioca. A nível de Selecção, Deco naturalizou-se português, e estreou-se contra o Brasil para defrontar o treinador que disse que tinha muitos jogadores como Deco no Brasil. A resposta que Carlos Alberto Parreira (seleccionador brasileiro na altura) levou foi um golo de livre do Mágico. Com Portugal os títulos conquistados foram 0, mas esteve bem próximo de ganhar o Euro em 2004. Citando o próprio "Só me faltou um título importante na Selecção". 

Palmarés de Deco:

2 Ligas dos Campeões
1 Taça UEFA
3 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
2 Campeonatos de Espanha
2 Campeonatos do Brasil
1 Campeonato de Inglaterra
1 Campeonato Carioca
3 Taças de Portugal
2 Taça de Inglaterra
3 Supertaças Cândido de Oliveira
2 Supertaças de Espanha
1 Supertaça de Inglaterra


A festa de ontem foi bonita, mas 50 mil pessoas não chegam para a grandeza deste jogador. Obrigado por tudo Deco. Na minha óptica, e por tudo o que eu já vi, foi o melhor jogador a envergar a camisola do FC Porto. Ainda ontem pudemos ver que quem sabe não esquece, e Deco fez um jogo fantástico. A condução de bola, a visão de jogo e a magia ainda está toda lá. Até sempre Mágico, foi um prazer.


 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

1 comentários

  1. "É o número 10, Finta com os dois pés, É melhor que o Pelé, É o Deco Allez Allez" :D

    A merecida festa de despedida! O palmarés do antigo jogador do fcp fala por si! Um dos melhores que por lá passou.

    ResponderExcluir