O hipócrita

A 8 de Fevereiro de 2015, à 20ª jornada, jogou-se um dos maiores clássicos do futebol Português. O Sporting - Benfica terminou num empate a 1 golo, mas nos dias que se seguiram aquilo que levantou polémica não foi o que se passou dentro das 4 linhas.

Tudo começou no dia anterior ao jogo, dia esse que ficou marcado pelo confronto entre as duas equipas numa outra modalidade. Durante o jogo - que, curiosamente, também terminou empatado - entre o Sporting e o Benfica para o campeonato nacional de futsal, os adeptos do Benfica exibiram uma tarja que fazia referência ao adepto Sportinguista morto por um very-light em 1996, no Jamor.



Sentindo-se provocados, os adeptos do Sporting tiveram necessidade de retribuir no dia seguinte, fazendo referência a três adeptos Benfiquistas que perderam a vida em 1994, quando voltavam da Croácia após terem ido ver um jogo da sua equipa.


Nos dias que se seguiram esta "troca de mimos" gerou bastante mediatismo. O Sporting emitiu um comunicado a 10 de Fevereiro, de onde se destacam as seguintes passagens:

2. No passado sábado, dia 7 de Fevereiro, no pavilhão da Luz, durante o jogo de futsal entre a equipa da casa e o Sporting, foi exibida a toda a largura de um dos topos das bancadas uma faixa com a inscrição: “Very light 1996”. Esta inqualificável frase é uma alusão ao bárbaro assassinato do adepto leonino Rui Mendes, na final da Taça de Portugal, com recurso a um ‘very light’ lançado por um adepto do Benfica.
4. No pavilhão encontrava-se a assistir ao jogo o presidente do SLB que visualizou a referida faixa e não tomou qualquer medida na altura, nem o SLB emitiu nenhuma declaração a repudiar veementemente esta alusão a um assassinato.
Face a tudo que foi anteriormente relatado e em prol da defesa dos mais elementares valores humanos e da dignidade do Sporting Clube de Portugal, não nos resta outra alternativa que não seja o corte de relações institucionais com o SLB e levar estes casos às entidades competentes, levando os mesmos, até às últimas consequências. 
Analisando estas passagens - ou lendo a totalidade do comunicado aqui - é possível chegar à conclusão que o Sporting e o seu Presidente se sentem insultados por Luis Filipe Vieira não ter condenado a atitude dos adeptos do Benfica no jogo de futsal. No entanto, não fazem qualquer alusão à resposta dos adeptos do Sporting durante o derby de dia 9, não a "repudiam veementemente".

A 14 de Fevereiro, Bruno de Carvalho escreveu no seu facebook pessoal um texto que ficou marcado pela acusação de tentativa de uma aliança e resultados combinados por Luís Filipe Vieira. No entanto, referente ao assunto em questão neste artigo, ressalva-se a seguinte passagem:

Quanto a mim e ao Sporting Clube de Portugal continuaremos a lutar pela mudança profunda no futebol, a lutar contra os hipócritas sem escrúpulos, a lutar sempre a favor da verdade, a lutar contra a violência mas actuando nos momentos certos para antecipar atitudes menos correctas e não deixar alastrar a mesma, a lutar pela legalização de todas as claques como é o caso do Sporting CP, a lutar pela transparência e a lutar pelo "Fair Play".

Aquilo que eu gostaria de perguntar ao Senhor Bruno de Carvalho, se um dia tivesse o prazer de o conhecer, era onde está o comunicado a repudiar os adeptos do Sporting - denominados Sporting Casuals - que provocaram uma das cenas mais violentas dos últimos anos no futebol Português.


Onde estava, neste dia, a "Instituição centenária" que luta contra a violência? E quem serão os "hipócritas sem escrúpulos"? Estará o Senhor Bruno de Carvalho numa luta contra si mesmo? 
E onde está o comunicado a repudiar os cânticos dos adeptos do Sporting durante o Porto - Sporting do último Domingo? O Senhor Bruno de Carvalho ouviu da Tribuna do Dragão os seus adeptos a entoar alto e bom som "Pinto da Costa segue o Eusébio", desta vez sem qualquer tipo de provocação à priori. Depois de condenar Luis Filipe Vieira por ter ficado impávido e sereno na Tribuna a ver os seus adeptos a mostrar a tarja de very-light, seria de esperar que tão honrado Presidente de tão digna Instituição repudiasse esta atitude dos adeptos do Sporting.

Nota: Apesar de este artigo se centrar na hipocrisia do Bruno de Carvalho acho a atitude dos adeptos do Benfica completamente atroz e condeno a Direcção pela forma tardia e forçada com que repudiaram a atitude dos seus adeptos.



 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

2 comentários

  1. A estúpida tarja que apareceu de repente foi uma tentativa torpe e rudimentar de responder a uma provocação planeada que os adeptos leoninos levaram para o jogo de futsal, uma t-shirt com a foto do rapaz que morreu quando vinha da Croácia com a inscrição, "Bateu forte!".
    Mas nem isso foi mencionado muito menos repudiado pelo hipócrita BC.

    ResponderExcluir


  2. @ Maria

    crónica 't-o-p!'

    cumprimentos
    Miguel | Tomo III

    ResponderExcluir