4-3-3

No dia 19 de Julho de 2010, fiz este post.

Tal como referi na nota prévia, escrevi-o com a noção que poderia estar a dizer uma barbaridade. Neste momento, podia simplesmente fazer-me de esquecido, ignorar essas mesmas palavras e "ir a com a onda".

Mas não.

O essencial do post em questão, tem por base a ideia de que é impossível uma equipa como o Porto ganhar competições importantes (Internacionais, principalmente - ou então internas, mas com boa concorrência) a jogar a jogar em 4-3-3 "à Jesualdo".



Escrevi-o, numa altura em que estávamos todos meio traumatizados com o 4-3-3 (sem alternativa) que o Professor nos impôs durante quatro anos.

A verdade é que mantenho a minha opinião.

Podem-me dizer: ai é, mas o Porto actual joga em 4-3-3 e é o que se vê!

Eu responderia: sim, Villas Boas de facto manteve o sistema mas mudou a dinâmica e, principalmente e mais importante que tudo, trabalhou sistemas alternativos, com 4 ou mais médios. Jesualdo não, era aquilo e pronto.

No 4-3-3 do Professor, na fase defensiva haviam 7 jogadores activos (GR + Defesas + Médios) e 3 quase simplesmente a olhar (Avançados). 

Ponto fulcral: no 4-3-3 de Villas Boas é muitíssimo frequente vermos Hulk e Varela a sprintar para trás na ajuda ao lateral.

Este "pormenor" faz toda a diferença. 

No fundo, a defender com Villas Boas, o Porto fica muitas vezes em 4-5-1 e por vezes mesmo em 4-6-0, devido ao incansável trabalho de Falcao. 


Todos defendem, todos atacam. Simples.

Este é um ponto absolutamente essencial no futebol moderno, e que Jesualdo não foi capaz de perceber durante este tempo todo.  Aliás, parece que ainda não percebeu, porque no Málaga durou pouco tempo e no Panatinaikos vai pelo mesmo caminho...

Para além disso, o Porto de Jesualdo era uma equipa pura e simplesmente de contra ataque, e por isso, caso estejam lembrados, tinha imensa dificuldades contra as equipas pequenas, que nos davam a bola jogavam com as linhas muito baixas. Com Villas Boas, o Porto é hoje uma equipa de posse, toque, desmarcação, até conseguir o espaço, nem que para isso seja necessário atrasar a bola ao guarda-redes 3 vezes na mesma jogada. Sim, tipo Barcelona.. :)

Falei também de Guarín e Belluschi, que, dizia eu, eram jogadores que não se adaptavam ao 4-3-3.  Pelos vistos, e felizmente, enganei-me!

Mérito total para Villas Boas. 

Belluschi, até à lesão, foi um jogador fulcral. Guarín não foi menos importante. É talvez o jogador chave do FC Porto em termos tácticos nestes últimos meses.

É por tudo isto e muito mais que eu continuo a dizer: é impossível uma equipa como o Porto ganhar uma competição Europeia ou uma competição Nacional com concorrência forte, num 4-3-3 com o modelo do Jesualdo. 

Já com o modelo do nosso treinador actual, bem..acho que basta dizer que já comprei os bilhetes de avião para Dublin.

Nos próximos dias, talvez fale de Moutinho. Sim, porque eu não o queria! And, guess what.. também não me arrependo de o ter dito.. :)

Boa Páscoa a todos!

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

1 comentários

  1. atençao ao promenor errado que estas a dizer.

    No porto de jesualdo vi muitas e muitas vezes o rodriguez a descer fazendo um 4 4 2 :)

    Nem sempre foi tao estatico como dizes ai no post.

    Basta lembrares-te do jogo man utd - fcporto (:

    ResponderExcluir