A evolução de Moutinho

Já que estamos numa de "meaculpa's", hoje vou fazer mais uma.

Os que nos seguem mais atentamente certamente estarão lembrados das minhas palavras aquando das primeiras notícias que surgiram dando conta da possível contratação de João Moutinho pelo FC Porto.

Disse que não o queria. E, tal como referi no post anterior, também não me arrependo de o ter dito, apesar de admitir que estava errado, claro.

As razões para este não arrependimento são simples.

Sejamos claros: antes de vir para o FC Porto, João Moutinho era um jogador "normal", que já tinha parado de evoluir há algum tempo. Corria, lutava, pressionava, corria, atirava-se para o chão a "choramingar", corria..e pouco mais.

Ora, segundo a minha opinião na altura, e que mantenho, é que só isso não chegava num médio box-to-box como ele.



Por ventura todos reconhecerão que, nessa altura, João Moutinho era um jogador incapaz de fazer um passe em desmarcação, um grande remate ou um grande golo (de forma minimamente consistente), bater um bom livre ou um bom canto. Não foi por acaso que Carlos Queiroz o deixou de fora do Mundial. De facto, naquele momento, quanto a mim ele não merecia essa chamada.

Citando a entrevista do próprio João hoje n'OJOGO:

" Concorda com a ideia de que parece melhor jogador no FC Porto?

Sempre fui o mesmo. Se calhar as coisas estão a correr melhor aqui do que no Sporting. E a equipa também ajuda. Com a idade que tenho - e eu queria ser mais novo [risos] - estou sempre a evoluir e a tentar aprender cada vez mais. E tenho de perceber, por exemplo, que posso arriscar para fazer mais golos.

in OJOGO "

Isto mesmo.

Com a vinda para o Porto, de facto o João parece outro jogador. E é aqui que eu admito que, em certa parte, errei ao dizer que não o queria cá.

Disse-o, porque simplesmente não acreditei que ele passasse daquilo, pensei que estava estagnado.

Enganei-me, fantástico! Uma vez mais, mérito total para Villas Boas e a sua equipa técnica.

Moutinho é hoje um jogador que luta, corre e pressiona ainda melhor, mas que para além disso, arrisca mais no passe (ainda não na quantidade/qualidade perfeita..), chuta mais vezes e melhor, e ainda mais surpreendente, aprendeu a bater as bolas paradas!

Agora sim, Moutinho deixou de ser um "miúdo da Academia" e passou a ser um jogador de TOP.

 Até já tem algumas histórias bonitas para contar aos netos..

A brutal exibição na Luz foi só um aperitivo para o que aí vem...

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

4 comentários

  1. André claramente conhecias pouco o João Moutinho que jogava no Sporting ... As qualidades que ele tem já as tinhas, agora tem é a sorte de ter um plantel e toda uma estrutura organizativa dentro e fora do campo que lhe permitem mostrar-se mais. E claro que o bom momento que a equipa atravessa também o ajuda porque no Sporting ele não demonstrava confiança como mostra hoje! Quando soube da contratação adorei que o Porto fosse comprar o melhor jogador do Sporting por uma ninharia. O Belluschi custou quase o mesmo e só começou a render a sério este ano!

    Hoje e naquele dia não voltava atrás. Sempre foi mas agora é ainda mais um jogador à Porto !

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite!

    No passado achava o Moutinho um bom jogador e um bom choramingas...

    No Porto tem sido um Enorme jogador e deixou de chorar por tudo e por nada, alguns colegas como o Fernando, Belluschi e Guarin melhoraram muito com ele, isso demonstra a importância dele no clube.

    Confirma-se que esta contratação foi excelente para o Porto e para o jogador.

    Gostei da sua entrevista.

    Já agora aqui fica um video de alguns momentos dele no ultimo jogo na luz onde foi o melhor em campo. http://www.youtube.com/watch?v=yInHGmfdC68&feature

    Abraço

    http://100porcentodragao.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  3. o problema que Moutinho tinha no Sporting era que ele tinha que levar a equipa as costas. Aqui no Porto, tem um equipa que o apoia e ajuda, o que faz com que não tenha com que se preocupar com tudo e faça muito bem o seu trabalho, daí a grande diferenças de produtividade de um ano para o outro.

    Eternomagnifico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. o mérito vai todo direitinho para o nosso presidente, e não para o vilas boas, todos os jogadores brilham no Porto, devido á raça á alma e á disciplina que o nosso presidente incutiu á muitos e muitos anos, e é preciso dizer que não só os jogadores que chegam e ficam bons, mas também os treinadores e dirigentes e tudo isso (e mais)se deve ao nosso presidente.

    ResponderExcluir