Agora vai ser a sério

Acabou assim a pré-época 2012/2013 com o regresso do FC Porto aos relvados do Dragão. O empate e a exibição não foi satisfatória mas é preciso também verificar uma série de factores.

No jogo de ontem o convidado não veio propriamente para jogar a feijões. O Lyon já vem de jogos oficiais (venceu o Campeão francês na Supertaça) e veio assim com outra rotina. Nada demais mas com outra rotina. Talvez por isso o FC Porto a certa altura esteve mais preocupado em não estragar a apresentação do que com outra coisa. Vitor Pereira até pouco mexeu no 11 inicial ao intervalo.

Também, estes tipos de jogos acabam por servir para mostrar individualidades e não a qualidade colectiva. Faltam titulares como Hulk, Danilo, Alex Sandro e um Moutinho em melhores condições.

Lamentável, apesar de tudo, é o lugar em que Vitor Pereira se encontra. Ele começa a época já sem margem de erro. E começar logo com uma arma apontada á cabeça não é muito agradável. Ainda pouco ou nada começou e os adeptos já estou muito críticos, pessimistas e já com muito milho-pipoca pronto a cozinhar.

De mais positivo destaco a exibição de Christian Atsu. Fez excelentes jogadas que quase davam golo. Desequilibrador, simplesmente. Jackson Martínez falhou 2 ou 3 lances de golo mas nada de escandaloso. Precisa de continuar a trabalhar. E não ser um miúdo é uma vantagem.

Maicon cada vez mais é o patrão daquela defesa. Agora até livres marca. Qual será a próxima surpresa?

James fez um exibição dentro do razoável. Apesar da excelente época passada, é preciso não esquecer que o rapaz tem apenas 21 anos e ainda não tem nem de perto nem de longe estatuto para levar uma equipa ás costas e decidir vários jogos como o Hulk por vezes fazia.

Iturbe mostrou-se bem na pré-época; acredito que fique. Igualmente, cada vez mais acredito que Kelvin ficará no plantel como alternativa ao Lucho.



O menos positivo, para além de bastante parte do público do Dragão, foi ver casos como o do Alvaro e outras principais saídas ainda por resolver e, também, as dúvidas que ficam na qualidade de alguns jogadores. Sereno, Djalma (mostra muita dedicação mas os resultados não fazem a diferença), até o próprio Castro (muito portismo, raça e esforço mas falta-lhe mais um pouco de qualidade), entre outros jogadores que não puderam jogar deixam algumas incertezas. 

Varela, ao contrário do que muitos pensam, é útil à equipa; está sem ritmo mas é preciso experiência naquele ataque tão jovem.

Os equipamentos são dos mais estranhos que já vi no FC Porto. O alternativo é muito bonito mas os principais são... esquisitos.

O do Guarda-Redes cinza claro em conjunto com aquele cinza mais escuro que começa num certo ponto e acaba a meio... ainda por cima com as letras a preto. Pelo menos não é cor de rosa.

O principal visto de longe é um muito feio, na minha opinião. Vi o jogo pela TV e mais parecia que estava a ver o Inter de Milão. Já assim tinha pouco azul, então com aquela risca branca a meio e com os calções azuis marinhos...

É muito estranho ver o Porto a jogar com aquela conjugação de cores.

Sábado o jogo é a sério. É fundamental começar a época a ganhar. O plantel tem uma enorme qualidade e potencial. E foi bem caro. Seria uma pena e desperdício não fazer um época melhor do que a do ano passado.

A ver vamos...

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

0 comentários:

Postar um comentário